quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Estudante de 13 anos do Ceará é aprovado em 1º no curso de direito em universidade do Rio de Janeiro

0

Aos 13 anos, Caio Temponi foi aprovado em primeiro lugar em direito na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Ele soube da aprovação nesta terça-feira (22), com o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

 

Caio e a família são naturais de Três Rios (RJ), mas vivem no Ceará. A aprovação na universidade é mais um feito na "carreira" do estudante, medalhista de ouro em olimpíada de matemática e dono de um canal no YouTube em que ajuda outros alunos nos estudos. Ele, inclusive, já foi aprovado também no vestibular da Universidade Estadual do Ceará (Uece) em 2021, para o curso de administração.

 

De acordo com a mãe, Laurismara Temponi, em 2020, o filho, que cursa o 2º ano, também passou em primeiro lugar no exame da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), em Barbacena (MG), acertando todas as questões. Caio foi o mais novo a passar no concurso da Epcar.

 

A mãe diz que, se quisesse, Caio poderia cursar a faculdade, já que ele tem uma permissão para fazer um teste para adiantar os estudos e concluir o ensino médio. No entanto, ele e a família acham melhor não pular etapas e tentar novamente entrar no ensino superior no ano que vem, quando ele vai concluir o 3º ano do ensino médio.

 

"No momento não é isso que a gente quer, que ele pule etapas. Esse também é um pensamento dele, mesmo sendo o curso que ele tanto desejou. Mas vamos deixar ele curtir os amigos, a adolescência dele, participar e vivenciar a escola. A vontade é grande sim, que ele vá, mas no momento o pensamento é que ele continue estudando o ensino médio e faça Enem no final do ano novamente. E decidir o que vamos fazer em caso de uma nova aprovação", comenta.

 

A mãe explica que o filho não teve uma preparação exclusiva para o Enem, pois está em uma turma de estudos do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e usou esses conhecimentos para realizar o exame.

 

"A turma do ITA da qual ele participa é muito focada nas ciências exatas. Lá não tem sociologia, biologia, história, geografia, só tem exatas como a matemática, que ele não fechou (acertou toda a prova) só por causa de uma única questão. As outras matérias ele se deu bem pelo conhecimento dele mesmo. A nota da redação também ajudou bastante, já que ele tirou 940", explica.

A rotina de estudos com disciplina e foco fazem parte do dia a dia do adolescente, que ainda arranja tempo para brincar.

 

"Ele vai ao colégio à tarde e retorna à noite. Pela manhã ele vê aulas de olímpiadas de física e matemática. Essas aulas das olimpíadas não acontecem todos os dias. Fora isso ainda estuda inglês pela manhã e revê conteúdos também, Meu marido estuda com ele pela manhã, o acompanha e isso ajuda muito", afirma

 

Amor pelo direito

Laurismara revela que desde os cinco anos o filho fala em ser juiz federal. Os pais até incentivaram que o menino cursasse medicina, mas o amor pelo direito falou mais alto e eles têm respeitado essa decisão.

 

"Não tem ninguém na família que seja da área do direito, não tem advogado, nem juiz. Não sei se foi na época da operação lava jato que ele acompanhava na TV e acabou se interessando pela profissão. Se é o que ele quer, a gente vai respeitar. É a escolha dele", pontua.

 

“Eu quero ser juiz federal. Eu não decidi ainda o estado em que vou fazer a prova. Talvez na Universidade de São Paulo (USP) ou por aqui mesmo em Fortaleza. Mas, o que eu quero mesmo é fazer direito”, disse Caio ao g1 quando conseguiu a primeira aprovação no vestibular.

 

Aprovação em administração

Em agosto do ano passado, Caio Temponi conseguiu ser aprovado em primeiro lugar em administração no vestibular 2021.1 da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

 

Para participar do vestibular da Uece para administração, a Laurismara explica que o filho pulou três séries. “Para ele participar passou por uma entrevista com uma psicóloga. Depois um teste de QI (quociente de inteligência) e uma prova de nível de série”.

 

Duas dicas de estudos do Caio:

- Qualidade não é quantidade. Estude de modo que você consiga produzir direito; que você consiga estudar o suficiente, fazer as horas trabalharem a seu favor

- Deixe o celular, de preferência, em outro cômodo para não se desconcentrar e focar mais;


G1 CEARÁ

 

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design