segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Ceará recebe centro de testagem que pode realizar até 10 mil testes de Covid-19 por dia

0

 

A cidade de Eusébio inaugurou oficialmente nesta segunda-feira (24), a Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19. O equipamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) terá capacidade para liberar, por dia, até 10 mil resultados de testes RT-PCR, considerados os mais confiáveis para o diagnóstico da doença. 

 

A inauguração contou com a presença do ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello. Ele afirmou que o local vai ampliar a capacidade nacional de processamento de testes moleculares para detecção da Covid-19. Segundo a Fiocruz, os resultados devem ser liberados em, no máximo, 48 horas. O lançamento também contou com um minuto de silêncio em respeito às quase 115 mil vítimas da doença em todo o Brasil. 

 

O governador do Ceará, Camilo Santana também se manifestou a respeito. “Essa unidade é um exemplo de que há um esforço conjunto com o único objetivo de ajudar a mitigar e investir em algo fundamental. Ela vai permitir o que há de mais moderno e fazer mais de 10 mil testagens por dia, não só para o Ceará, mas para outros estados do Nordeste”. 

 

O local que foi construído em pouco mais de dois meses, é equipado com plataformas automatizadas e em seu pleno funcionamento, contará com 200 profissionais, entre biologistas e técnicos de laboratório capacitados, se revezando em três turnos de trabalho.

 

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, destacou que, após a pandemia do coronavírus, a estrutura cearense vai permanecer como “legado" para o sistema de vigilância epidemiológica do SUS. 

 

O Ceará foi o quarto Estado, após Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo, a receber infraestrutura tecnológica disponível na implantação de Unidades de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 da Fiocruz. Juntas, elas podem processar até 1 milhão de testes por mês, segundo estimativa da Fundação.


A VOZ DE SANTA QUITÉRIA



Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design