sábado, 13 de junho de 2020

SMS diz que pico da doença em Fortaleza já aconteceu

0

Em boletim semanal referente ao cenário epidemiológico em Fortaleza, a Secretaria Municipal de Saúde pontuou nesta sexta-feira, 12 de junho, que o pico da pandemia de coronavírus na Capital já aconteceu. A pasta reforça, no entanto, que um novo surto da doença ainda pode ocorrer na Capital, a depender da continuidade das medidas restritivas e das ações de isolamento. Em análises anteriores, a pasta afirmava que a redução de casos deveria se manter constante até pelo menos dia 19 de junho para assegurar que o ponto mais alto na curva de infecção já foi superado.

De acordo com o novo levantamento feito pela pasta, o pico teria ocorrido em Fortaleza nos meses de abril e maio. A SMS reforça que a redução ocorrida após esse período é fruto das medidas sanitárias adotadas e adverte que a "interrupção ou reversão da tendência de declínio de casos e óbitos ainda poderá ocorrer por fatores externos, como aqueles relacionados às taxas de isolamento social", explica o informe.

As estatísticas levam em conta a média diária de casos registrados a cada semana epidemiológica (SE). No informe da SMS, as maiores médias da doença foram registradas entre abril e maio. No intervalo de 19 de abril a 9 de maio, a média diária de casos chegou ao máximo já registrado — com 739 novos casos por dia. Já entre 3 e 30 de maio, foi alcançada a maior média de mortos por dia, com 82 óbitos diários.

O boletim epidemiológico frisa que ainda não é possível traçar uma análise dos efeitos das fases de reabertura adotadas em Fortaleza. O período de incubação do vírus, o tempo necessário para surgirem os primeiros sintomas e as pessoas procurarem as unidades de saúde, bem como o tempo requerido para fazer a coleta e análise dos teste de diagnóstico para coronavírus interferem na avaliação. De modo que os efeitos da reabertura só poderam ser analisados com exatidão no fim da próxima semana.

O POVO

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design