quinta-feira, 28 de maio de 2020

Espera por diagnóstico de Covid-19 pode chegar a 15 dias no Ceará

0

O tempo de liberação dos resultados dos exames de Covid-19 no Ceará varia conforme a condição do paciente. Segundo o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-CE), os pacientes internados têm o diagnóstico em até 5 dias, enquanto os não hospitalizados esperam entre 10 e 15 dias.

Até esta quarta (27), o Ceará havia realizado 91.287 testes para o novo coronavírus. Deste total, 53.519 foram RT-PCR, método de diagnóstico molecular, cujo processo de análise dura oito horas; 35.097 testes rápidos e 2.657 de sorologia, a partir de amostras de sangue.

A Secretaria da Saúde descreve ainda que 11.338 exames estão em análise, 41.218 deram negativos, 38.302 positivos e 429, inconclusivos. Neste último caso, a orientação é refazer o teste.

Até o último boletim epidemiológico, o Ceará somava mais de 37 mil infectados, com 2.671 mortes.

A presidente do Cosems, Sayonara Cidade, reforça que quando o paciente com suspeita da doença pandêmica está internado em unidade de saúde, "o máximo que você espera são cinco dias. Quando não está, fica entre 10 e 15 dias. Não está sendo menos do que isso".

O boletim epidemiológico da Sesa também aponta que 8 das 10 cidades com mais testes em análise são da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A capital cearense aguarda o resultado de 4.133 testes, seguida por Caucaia (846), Maracanaú (568), Cascavel (488), Maranguape (479), Horizonte (417), Pacatuba (303), Sobral (233), Aracati (224) e Eusébio (199).

“Só alguns municípios tinham conseguido comprar. Mas agora temos testes do Governo Estadual e também testes enviados pelo Governo Federal. Duas remessas que chegaram. E os municípios também compraram testes e tivemos como aumentar a testagens”, pondera Sayonara sobre a fata de exames nos municípios, além do tempo de espera.

Repasse

O número de novos testes não foi informado, mas a presidente da entidade disse que as autoridades adotaram o critério populacional para o repasse dos exames, que serão divididos em seis remessas. Os municípios que têm comprado testes diretamente, adquirem produtos importados por meio de dispensa de licitação, diz Sayonara.

“A gente antes pedia teste e não tinha, porque o país não estava preparado. Agora estamos recebendo EPIs e testes tanto do Governo Federal e Estadual. A distribuição é por critério populacional. O Cedro, por exemplo, recebeu até agora 400 testes, em três remessas”.

De acordo com a secretária de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida, havia destacado na semana passada que o Ceará chama a atenção por ser um dos Estados com maior alcance de testagem, o que é fruto de um planejamento, segundo ela.
Sobre o atraso no diagnóstico dos exames, Magda justifica que a espera atual já é inferior ao início do mês de abril. A tendência, complementa, é de haver novas reduções. "O RT-PCR é um teste que pode demorar até 5 dias para sair resultado. Já tivemos um represamento maior. Conseguimos, com essa amplitude de testes, diminuir o tempo de espera”, afirmou.


G1 CEARÁ

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design