quinta-feira, 9 de maio de 2024

Com fábricas em Sobral, Grendene registra lucro bruto de R$ 240,4 milhões.

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        O número representa um acréscimo de R$ 22,3 milhões, ou seja, 10,2% ante igual período do ano anterior. Mercado externo, no entanto, ainda é um desafio.

 

        Com fábricas no Ceará, a Grendene, uma das maiores exportadoras de calçados do Brasil, registrou lucro bruto de R$ 240,4 milhões entre janeiro e março de 2024. O número representa um acréscimo de R$ 22,3 milhões, ou seja, 10,2% ante igual período do ano anterior. 

 

        Já a receita líquida da empresa registrou crescimento de 3,7% em relação ao primeiro trimestre do ano anterior, totalizando R$ 539,4 milhões.


    Em entrevista ao O POVO, Alceu Albuquerque, diretor financeiro e de relações com investidores da Grendene, afirma que o resultado é considerado ótimo porque obtiveram um aumento de receita. 


    Além disso, explicou que o desempenho foi impulsionado pelo mercado interno, com uma alta de 6,7% na receita bruta, totalizando R$ 528,3 milhões, e um aumento de 4,6% no volume, alcançando 22 milhões de pares.


    "O resultado positivo no primeiro trimestre de 2024 no mercado brasileiro se deve, principalmente, às reposições acima das nossas expectativas, especialmente na tabela de janeiro de 2024, reflexo do bom giro das nossas marcas nos pontos de venda no final de 2023, e ao bom momento da Melissa."


        Por outro lado, no mercado internacional, foram embarcados 6,3 milhões de pares para o mercado internacional, gerando R$ 134,1 milhões em receita bruta. O valor é 17,5% menor do que o do igual período do ano passado, além do volume que recuou em 23,2%.

 

        Alceu Albuquerque avalia que esse cenário decorre do ambiente externo, com países como Argentina, Peru e Bolívia passando por crises políticas e econômicas, assim como os países desenvolvidos sofrendo com alta inflação e taxas de juros elevadas.

 

        "Para lidar com os desafios no mercado externo, estamos adotando diversas estratégias, como a substituição de distribuidores em algumas regiões, parcerias para distribuição e investimentos em marketing para fortalecer nossas marcas. Também continuamos focados em produtos de qualidade, pois acreditamos que isso é essencial para conquistar os consumidores."


        Fundada em 1971, a Grendene é detentora das marcas Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids.

 

        Destas, a Melissa puxou o resultado positivo enquanto a Ipanema foi o destaque negativo. Isso porque a primeira apresentou um crescimento positivo no sell out nos primeiros três meses do ano, registrando avanço de 21% em volume.

 

        Já na marca Ipanema, foi observada uma retração de 20,6% na receita bruta, de 7,2% no volume de vendas e de 14,5% no preço médio, em relação ao sell in do mesmo período do ano anterior.

 

        Essa diminuição concentrou-se no canal varejo e na linha Sempre Nova, que registrou números historicamente altos no primeiro trimestre de 2023.


        De acordo com o diretor financeiro e de relações com investidores da empresa, teve um excelente desempenho devido à aceitação positiva da coleção primavera-verão 23/24, enquanto a Ipanema enfrentou dificuldades por cauda da concorrência com a Havaianas, que está liquidando estoques a preços mais baixos.

 

        Outro ponto é que o resultado financeiro diminuiu 36,1% para R$ 65,1 milhões, efeito do menor saldo médio aplicado no período, fruto da distribuição extraordinária de dividendos em maio de 2023, bem como um CDI médio inferior para o período.

 

        Já o EBIT recorrente, indicador que representa o resultado operacional da companhia, somou R$ 98,4 milhões, um aumento de 32% se comparado ao igual período de 2023. O resultado líquido foi de R$ 139,7 milhões.

 

        Em relação à receita bruta por par, ficou em R$ 23,43, avanço de 4% em comparação com os três primeiros meses do ano passado.

 

        No que diz respeito ao e-commerce, ele representa 5,3% da vendas totais no mercado interno. O percentual sobe para 13,5% quando leva em consideração apenas a Melissa. 

 

        Além disso, Alceu Albuquerque afirmou que a coleção primavera-verão 24/25 será apresentada aos distribuidores em breve e, por volta de julho, será lançada aos consumidores. 

 

        Com quatro unidades industriais, distribuídas por Ceará, e Rio Grande do Sul, tem capacidade instalada para produzir 250 milhões de pares/ano. 

 

Ações em prol do Rio Grande do Sul

 

        Em decorrência das fortes chuvas que têm assolado o Rio Grande do Sul nos últimos dias, a Grendene informou que está somando esforços para contribuir com o povo gaúcho. As ações que estão em andamento são:

 

Envio de 50.000 litros de água mineral 

 

Distribuição de calçados

 

Distribuição de camisetas, meias e toalhas

Envio de brinquedos

 

Suporte logístico no transporte de doações de fornecedores e clientes de outros estados

 

Estabelecimento de pontos de coleta de doações em todas as unidades, arrecadando itens básicos e de maior necessidade atualmente, como cestas básicas, kits de higiene, alimentos não perecíveis e roupas de cama

 

Monitoramento dos colaboradores afetados, realizado pela área de Recursos Humanos, para oferecer o apoio mais adequado neste momento

 

Fonte: Jornal O Povo.

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