Dois novos campi estarão localizados em Fortaleza. As outras quatro unidades serão construídas nos municípios de Cascavel, Mauriti, Campos Sales e Lavras da Mangabeira.
O Ceará ganhará seis novos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE). O anúncio ocorreu no Palácio do Planalto, em cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ministro da Educação, Camilo Santana, informou que a expansão das unidades criará 140 mil novas vagas para alunos no país, a maioria em cursos técnicos integrados ao ensino médio.
A previsão da conclusão das novas sedes está prevista para 2026.
As unidades vão ser instaladas nos municípios de Fortaleza, Cascavel, Mauriti, Campos Sales e Lavras da Mangabeira. Na capital serão duas unidades. Ao todo serão 8,4 mil vagas.
O estado conta hoje com 25 unidades, distribuídas em todas as regiões, sendo 23 campi efetivamente implantados.
Veja as cidades já agraciadas com unidades:
1. Acaraú
2. Aracati
3. Baturité
4. Camocim
5. Canindé
6. Caucaia
7. Cedro
8. Crateús
9. Crato
10. Fortaleza
11. Iguatu
12. Jaguaribe
13. Juazeiro do Norte
14. Limoeiro do Norte
15. Maracanaú
16. Morada Nova
17. Tabuleiro do Norte
18. Tauá
19. Tianguá
20. Quixadá
21. Sobral
22. Ubajara e Umirim
23. Guaramiranga
24. Jaguaruana
Investimento em educação
As instituições de educação profissional e tecnológica (EPT) oferecem cursos gratuitos de qualificação profissional, técnicos e de graduação e pós-graduação.
O aumento do número de campi e de matrículas nos institutos federais é defendido por Lula desde o começo do terceiro mandato. O investimento nas novas unidades faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Segundo o Ministério da Educação (MEC), serão investidos R$ 3,9 bilhões nos próximos anos. Os recursos também serão utilizados em melhorias nos demais institutos.
Os institutos integram a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, criada em 2008. As instituições foram criadas a partir das antigas escolas técnicas.
Fonte: G1 Ceará.