Após indecisão sobre qual processo escolhido para apontar o candidato ou candidata do partido em Fortaleza, o consenso por encontro deve ser alcançado.
A deputada federal Luizianne Lins, pré-candidata à Prefeitura de Fortaleza, reuniu-se na segunda-feira, 11, com o governador Elmano de Freitas. Ela ouviu do aliado a defesa que ele já havia feito publicamente, de o PT definir a candidatura à Prefeitura de Fortaleza por meio de encontro municipal. Evitaria desta maneira a realização de prévias, o que vinha sendo até aqui a posição de Luizianne. A ex-prefeita acatou o pedido do governador.
Nesta quarta-feira, 13, no auditório da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), o diretório municipal do PT se reúne para definir qual será o método adotado pelo partido para definir a candidatura em Fortaleza neste ano. Com a posição de Luizianne, o grupo da deputada deverá votar pelo encontro, que deverá ser aprovado por acordo.
O presidente municipal do PT, e um dos cinco pré-candidatos, deputado estadual Guilherme Sampaio, afirmou que desde a semana passada o diálogo interno evoluiu em torno da decisão e esperar que a proposta de encontro partidário seja aprovada.
No encontro, os filiados elegem representantes, delegados partidários, que participam do encontro e votam em quem preferem para representar o partido na disputa eleitoral. Já nas prévias, os filiados, no lugar de eleger delegados, votam diretamente em quem preferem como candidato. As prévias vinham sendo defendidas pelo grupo de Luizianne, como forma de participação direta da base. Já o encontro, defendido por Elmano e outros petistas, como o deputado José Guimarães, são vistos como maneira de aprofundar o debate, pois os delegados, de fato, se encontram num evento e há discussão das teses e candidaturas.
Como o número de participantes é bem menor, o encontro é menos imprevisível e permite interlocução mais direta com os votantes.
"No encontro, as chapas de delegados serão escritas, os filiados vão votar para escolher diretamente os delegados, que é uma coisa muito importante para legitimar as decisões do partido e vai transmitir no encontro um diálogo mais aprofundado", explicou Guilherme, deputado em exercício e vereador de Fortaleza licendiado.
Estão na disputa a deputada federal Luizianne Lins, o presidente da Assembleia, Evandro Leitão, a deputada estadual Larissa Gaspar e o assessor especial de assuntos municipais do Estado, Artur Bruno e Guilherme Sampaio.
"Você tem a oportunidade de qualificar mais a decisão. Você ouve o outro, é influenciado pelo outro, reflete sobre o que o outro diz, você consolida decisões suas", disse Guilherme Sampaio.
Pelo cronograma pré-definido no partido, os delegados serão eleitos em 7 de abril. A definição da candidatura petista está prevista para 21 de abril.
Confira o calendário do PT para definir a candidatura
Dia 13/03 - Reunião do diretório do PT Fortaleza para escolher método
Com a realização de encontro:
Até 27/3 - Inscrição das chapas de delegados
Até 2/4 - Ajustes nas chapas
7/4 - Votação dos filiados para escolher os delegados
21/4 - Encontro para definir a candidatura
Fonte: Jornal O Povo.