O PSB entra, a partir deste sábado (26), em uma nova fase e, sob o comando do ex-deputado estadual Eudoro Santana, recebe adesão de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e ex-vereadores e abre caminho para se transformar, após as eleições municipais de 2024, na 2ª força partidária no Ceará.
Os prefeitos que desembarcam no PSB foram eleitos por diferentes partidos em 2020 e alguns saem do PDT que se dividiu e, hoje, faz oposição ao Governo do Estado. Um dos gestores é o prefeito de Horizonte, Nezinho Farias, que segue orientação política do Ministro da Educação, Camilo Santana.
O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, puxa o bloco de adesões que marca a nova fase do PSB no Ceará. Vitor comanda o segundo maior colégio eleitoral do Estado e conta com o apoio do Governador Elmano e do Ministro Camilo para concorrer à reeleição. Valim discursou representando os prefeitos que se filiaram e disse que está “muito feliz” de ter aceitado o convite do Eudoro e que se sente muito honrado em fazer parte do partido.
O mesmo caminho é adotado, também, pelo prefeito de São Gonçalo do Amarante, Marcelo Teles. Vitor e Marcelo foram eleitos, em 2020, pelo PROS, mas a relação administrativa com o Governo abriu as portas para mudança de rumo partidário e eleitoral.
1. CAUCAIA – VITOR VALIM
2. HORIZONTE – NEZINHO
3. ICAPUÍ – RAIMUNDO LACERDA FILHO
4. MARANGUAPE – ATILA CORDEIRO
5. MULUNGU – ROBER VIANA
6. NOVO ORIENTE – JESUINO RODRIGUES
7. SANTANA DO ACARAÚ – MEU DEUS
8. BOA VIAGEM – REGIS
9. MILHÃ – LUIZ ALAN
10. CROATÁ – RONILDO OLIVEIRA
11. VICE PREFEITO JUAZEIRO DO NORTE – GIOVANNI SAMPAIO,
12. VICE PREFEITO DE BARBALHA – WEVERTON GARCIA
Eudoro Santana toma posse, volta ao PSB 21 anos depois e defende a construção de um projeto que defende a democracia e que faz a política de forma coletiva.
“Aprendi muito cedo que são as lutas que movem as nossas vidas, que é no seio dos movimentos sociais que construirá uma nova humanidade”, disse na posse.
FORÇAS PARTIDÁRIAS
O mapa que está sendo desenhado mostra que o PSB, com as adesões que começam a chegar e com as candidaturas a serem lançadas às Prefeituras, pode chegar, ao final das eleições de 2024, como a segunda força partidária no Ceará, atrás do PT que planeja eleger, pelo menos, 50 prefeitos.
Em 2020, o PT conquistou 18 Prefeituras, mas, hoje, já soma 34 prefeitos e outras filiações serão oficializadas nos próximos dias. O PDT saiu das urnas nas últimas eleições municipais com 66 prefeitos, mas muitos migraram para outras legendas, enquanto o PSD somou 28 vitórias nos municípios. Dividido, o PDT não repetirá a façanha de 2020 e tende a perder o lugar para o PT.
O momento de filiação contou com a participação de líderes de partidos e outros políticos que prestigiaram a posse de Eudoro.
Fonte: Ceará Agora.