quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Campanha pelo voto útil ganha fôlego e Ciro e Tebet reagem

0


     A campanha pelo voto útil ganhou definitivamente as redes sociais e está atravessando fronteiras. Ontem, um vídeo gravado por artistas e uma carta aberta assinada por influenciadores do pensamento acadêmico e político da América Latina — incluindo um Nobel da Paz — viralizaram na internet. Faltando 11 dias para o primeiro turno, a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) intensifica, por meio de seus apoiadores, a pressão sobre os eleitores dos candidatos da chamada terceira via, para que "virem o voto" e ajudem a eleger o ex-presidente já em 2 de outubro.

 

    O alvo principal é o eleitorado de Ciro Gomes (PDT), que, agora, tenta reter seus próprios eleitores. Mas o voto útil também mira os simpatizantes de Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil), que pontuam nas pesquisas de intenção de voto.

 

    No vídeo, cantores e atores conhecidos do grande público se revezam em um clipe cujo refrão é "Vira, vira voto", em que todos fazem o gesto da "arminha" — marca da campanha de Jair Bolsonaro (PL) em 2018 — virar o "L" de Lula.

 

    Um dos destaques é o compositor Caetano Veloso, simpatizante assumido de Ciro Gomes, que decidiu votar em Lula para evitar que a disputa avance ao segundo turno. Também participam Maria Bethânia, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Mart'nália, os ex-Titãs Nando Reis e Arnaldo Antunes, Chico Buarque, além de atores e atrizes como Denise Fraga, Drica Moraes, Caco Ciocler, Deborah Evelyn e Ciça Guimarães.

 

    No mesmo dia, foi divulgado um manifesto, escrito em espanhol, em que dezenas de líderes e políticos da América Latina pedem, sem rodeios, que Ciro desista da candidatura. Na intitulada Carta aberta a Ciro Gomes: o que precisa ser feito para deter Bolsonaro, os signatários dizem ser "incompreensível" a insistência de Ciro em manter sua candidatura. "Apesar da sua boa vontade", diz o texto, "infelizmente, você (Ciro) não está em condições de fazer o bem, nenhum bem e, sim, fazer um grande mal ao Brasil e seu povo". "Não poderá fazer o bem, apesar de suas intenções, porque suas chances de ganhar (a eleição) são iguais a zero", enfatiza.

 

    Assinam o pedido para que Ciro retire a candidatura nomes como o do argentino e ganhador do Prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel, do ex-presidente do Equador Rafael Correa, da senadora colombiana Piedad Córdoba, do deputado venezuelano Juan Eduardo Romero e do ex-ministro boliviano Juan Ramón Taborga.

 

Fonte: Correio Braziliense.

 

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design