domingo, 5 de junho de 2022

Qual o papel de Tasso Jereissati na movimentação política do Ceará.

0

 


    No próximo dia 1º de janeiro, pela primeira vez em quase quatro décadas, o senador cearense Tasso Jereissati (PSDB) não estará ocupando cargos públicos por vontade própria. Um dos quadros mais antigos do PSDB, ele decidiu encerrar a carreira na vida pública em um momento onde é reconhecido até por antigos adversários como "o maior homem público”  do Ceará. Por outro lado, Tasso se vê em um partido nacionalmente rachado e, à nível estadual, enfraquecido.

    Em meio aos esforços para fortalecer a sigla no Ceará, o senador passou a ser cotado por aliados como candidato à vice-presidência da República.

    Com esses cenários, que vão de uma possível despedida a uma disputa nacional de “terceira via” – e com o fortalecimento de seu nome em meio ao enfraquecimento de seu partido –, o Diário do Nordeste ouviu analistas políticos e lideranças partidárias para entender o papel de Tasso Jereissati na movimentação política do Ceará, na série Influências Políticas.

    Tanto para o senador quanto para aliados, a possibilidade de deixar a vida pública parece mais próxima, a preço de hoje. Na última segunda-feira (30), em entrevista ao Diário do Nordeste, ele disse que chegou a “hora de parar”.

    Prova disso é que, desde o início do ano, o tucano vem sinalizando sobre os planos para o futuro – que não envolvem disputar as eleições deste ano. “(Vou) continuar na política no sentido de ajudar, dar ideias, colaborar, a gente não sai da vida pública, o povo cearense me deu muito e tenho essa obrigação de trabalhar pelo Ceará até o fim da minha vida”, disse em evento do PSDB, em março.

CONTINUIDADE

    Ainda em fevereiro, quando participou de evento do Pecém com o então ex-governador Camilo Santana (PDT), a então vice-governadora Izolda Cela e os ex-governadores Ciro e Cid Gomes, Tasso fez um balanço de seu papel no Governo do Ceará.

    Segundo o tucano, esses valores ficaram “quase que perenes” desde que ele assumiu o Governo do Ceará, em 1987. “Tive a sorte de ter como sucessor governadores brilhantes, cada qual com seu estilo, que não só deram continuidade como aprimoraram e melhoraram”, disse.

MODELO DE GESTÃO

    Analista político, professor universitário e pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia (Lepem), da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cleyton Monte afirma que Tasso implantou um novo modelo de gestão no Estado quando assumiu o Governo. 

    “Entre os anos 1970 e 1980, o Ceará destacava-se pelo desequilíbrio fiscal, pelos piores índices sociais do país, recorde de mortalidade infantil, violência, o banditismo, por meio da pistolagem, então essa era a realidade que explica o que viria a ser a mudança do Governo Tasso”, conta.

Fonte: Diário do Nordeste


Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design