quinta-feira, 3 de março de 2022

Endividamento atinge maior patamar em 12 anos e afeta 76% das famílias no Brasil

0

Cerca de 12,5 milhões de pessoas encerraram fevereiro de 2022 endividadas no Brasil. Número total corresponde a 12.518.169 de brasileiros, representando 76,6% das famílias do País. O grau de endividamento registrado é o maior nos últimos 12 anos, conforme revela a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta segunda-feira, 3 de março, pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). 

 

Em igual período de 2021, o percentual de endividamento das famílias brasileiras estava em 66,7%, o que indica a piora da saúde financeira no último ano. O estudo leva em consideração todas as dívidas registradas, em atraso ou não, com cheque pré-datado, cartão de crédito, carnê de lojas, empréstimo pessoal, prestação de carro ou casa e seguro. 

 

A pesquisa revelou ainda que do total de endividados no Brasil, 10,5%, o equivalente a 1.215.816 de pessoas, não terão como quitar, pagar as parcelas, ou qualquer outra ação com relação às dívidas existentes e seguirão inadimplentes por mais tempo, sem perspectiva de regularização dos débitos. 

 

O número de pessoas sem condições de quitar ou renegociar suas dívidas acumula aumento de 0,4 ponto percentual em um mês, no comparativo entre janeiro e fevereiro de 2022. Nesse cenário, se comparado à taxa de antes da pandemia de Covid-19, o indicador de inadimplência está três pontos percentuais acima do registrado em fevereiro de 2020.

 

A escalada dos juros encarece o crédito e dificulta a renegociação das dívidas, conforme aponta o CNC. "O custo do crédito mais elevado e o próprio endividamento alto entre as pessoas que vivem no mesmo domicílio dificultam a contratação de novas dívidas, como também o pagamento dos compromissos na data de seus vencimentos", destaca a Confederação. 

 

No contexto de intenso endividamento no Brasil, mais da metade (53,9%) dos cerca de 12,5 milhões de brasileiros endividados estão com entre 11% e 50% da renda comprometida por dívidas. Em situação ainda mais grave, 20,8% dos brasileiros endividados, um contingente de 2.603.779 pessoas, estão com mais da metade da rende comprometida por dívidas. 

 

"A alta da inflação e dos juros tem deteriorado os orçamentos domésticos, culminando no acirramento dos indicadores de inadimplência, a qual vinha apontando tendência de alta desde o último trimestre do ano passado", destaca a Confederação Nacional do Comércio na apresentação dos dados da pesquisa. 

 

A CNC pontua ainda que o grau de endividamento elevado, além de ser maléfico para saúde econômica do Brasil, impacta diretamente na qualidade de vida das famílias brasileiras agravando as problemáticas sociais como a insegurança alimentar. "O poder de compra das famílias também está afetado pelo nível de endividamento elevado, com as dívidas já contratadas", complementa. 


O POVO

 

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design