sexta-feira, 4 de março de 2022

Cobranças indevidas lideram queixas no Procon Fortaleza

0

As cobranças indevidas ou abusivas protagonizaram a maior parte das reclamações levadas pelos cidadãos ao Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Procon Fortaleza) nos primeiros meses de 2022. De acordo com levantamento realizado pelo órgão, foram 1.250 queixas registradas em janeiro e fevereiro. No mesmo período ano passado foram 1.139 reclamações.

 

A entidade realizou 2.713 atendimentos, um crescimento de 17% na comparação com os dois primeiros meses de 2021, quando foram realizados 2.310 atendimentos.

 

Além das cobranças indevidas e abusivas, problemas em relação a produto com vício, dúvida sobre cobrança, valor, reajuste, contrato, orçamento, crédito consignado e contrato também comprometeram o sono dos fortalezenses no último ano.

 

Conforme a diretora do Procon Fortaleza, Eneylândia Rabelo, os empréstimos não autorizados pelos clientes preocupam o órgão. O cliente é cobrado sem ter pedido um empréstimo.

 

"Nós temos observado aqui no Procon Fortaleza diversos consumidores têm nos procurado para fazer uma reclamação com essa questão em relação a empréstimos. Muitos problemas relacionados a isso. Por exemplo, o empréstimo é realizado sem a autorização do próprio consumidor. Às vezes, o dinheiro cai na conta do consumidor. Ele não percebeu e acaba gastando aquele dinheiro sem querer e quando vai observar percebe que houve empréstimo sem autorização”, explicou.

 

Como denunciar

Denúncias podem ser realizadas no portal da Prefeitura de Fortaleza, no campo "defesa do consumidor", pelo aplicativo Procon Fortaleza e ainda pela Central de Atendimento ao Consumidor, no número 151.

 

“O consumidor inicialmente tem que procurar a empresa para reclamar sobre seu problema inicialmente. Não solucionou ele deve buscar seus direitos através de um órgão de defesa do consumidor. Os canais de defesa do consumidor temos as centrais de atendimento que é o 151. O consumidor pode abrir uma reclamação pessoalmente, mas ele tem que agendar através do portal da prefeitura de Fortaleza na aba defesa do consumidor”, explica Eneylândia Rabelo.


G1 CEARÁ

 

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design