segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Passaporte da vacina: especialistas apontam importância da medida contra a Covid-19

0

A obrigatoriedade do passaporte da vacina tem sido um dos debates mais acalorados em relação à Covid-19 nas últimas semanas. Enquanto especialistas em saúde defendem a medida, setores da sociedade e o presidente da República Jair Bolsonaro (PL) são críticos à necessidade de comprovação vacinal para ter livre entrada em estabelecimentos.

 

Para o médico infectologista Keny Colares, o passaporte vacinal é uma tentativa de “solucionar um conflito entre o direito individual de a pessoa não realizar procedimentos que não deseja e o direito coletivo de preservação da saúde coletiva”. Ele compara a situação à necessidade de se ter uma carteira de habilitação para que se possa conduzir um veículo pela cidade. “O ideal é que as pessoas conseguissem compreender que as vacinas são fundamentais para elas, seus familiares e toda a sociedade.”

 

O infectologista aponta ainda que a necessidade de apresentar o certificado estimula a adesão à vacinação. “As pessoas vão ter que pensar um pouco melhor para ver se realmente vão levar até o extremo essa negação”, analisa. Desde a exigência do passaporte, o número de cadastros para vacinação no Saúde Digital, plataforma para acesso à imunização no Ceará, aumentou mais de 50%.

 

“A vacinação é uma estratégia importante. Se houvesse ampla adesão, essa exigência talvez não fosse necessária. A questão é que, nesse momento, enquanto ampliamos a cobertura vacinal (o que requer tempo), precisamos somar medidas para conter a transmissão do vírus e de suas variantes”, aponta Mellanie Fontes-Dutra, biomédica e divulgadora científica pela Rede Análise Covid-19. Ela enfatiza que o uso de máscara combinado com o distanciamento físico e ambientes bem ventilados são camadas relevantes e necessárias de proteção.

 

Mellanie explica ainda que “um conjunto significativo de evidências” mostra que pessoas vacinadas permanecem menos tempo com o novo coronavírus ativo no corpo (eliminando-o de forma mais rápida) e liberam menos partículas virais para o meio, em comparação a pessoas não vacinadas. “Em um ambiente onde somente vacinados circulam, estamos adicionando mais uma camada de proteção”, afirma.

 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também defende a adoção do passaporte de vacinas em locais públicos. Para os cientistas da instituição, a medida é necessária até que haja um cenário menos incerto da pandemia e a vacinação avance ainda mais.


O POVO

 

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design