quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Influenza H3N2: veja o que se sabe sobre o vírus e como se prevenir da doença

0

Diante do aumento de casos da Influenza A H3N2 em estados brasileiros, como Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, um alerta sobre a cepa do vírus causador da gripe também está presente no Ceará. Na última quinta-feira, 16, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulgou uma nota técnica informativa para a população e profissionais da saúde contendo orientações sobre como proceder diante dos casos, assim como se proteger do vírus.

 

Segundo a pasta, em dezembro, 18 casos do subtipo H3N2 foram confirmados no Estado, a maioria entre pessoas com idade de 20 a 49 anos, sem diferença significativa entre os sexos. O documento também informa que a maioria dos casos teve sintomas iniciais nos dias 9 e 10 de dezembro. O POVO conversou com alguns especialistas que explicam o que se sabe até o momento sobre a cepa H3N2.

 

O que é o vírus H3N2?

O vírus H3N2 é um dos subtipos do vírus Influenza A, responsável pela gripe comum. Ela é chamada de variante Darwin do vírus A H3N2. Atualmente, ela já causa surtos epidêmicos em ao menos seis estados brasileiros: São Paulo, Rio, Bahia, Espírito Santo, Amazonas e Rondônia.

 

Quais os sintomas da doença?

O diagnóstico de síndrome gripal (SG) ocorre quando a pessoa possui quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos e/ou gustativos. Em crianças, além destes, considera-se, ainda, obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico. Em idosos, devem ser considerados também confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e ausência de apetite.

 

Como se proteger da H3N2?

As medidas de proteção seguem sendo o distanciamento social, uso de máscara descartável, e álcool em gel 70%. Além disso, a Sesa também orienta, por meio de nota técnica informativa, que a lavagem das mãos, punhos, unhas e espaços entre os dedos com água e sabão com frequência; evitar levar a mão ao rosto; manter os ambientes ventilados e evitar aglomerações; se tiver com sintomas de gripe, evite cumprimentar as pessoas com abraços, beijos ou apertos de mão; evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais e sintomas de gripe; utilização de lenço descartável para limpar o nariz ou ao tossir ou espirrar e a vacinação contra a gripe.


O POVO

 

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design