sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Doses de reforço para adultos com menos de 60 anos são aplicadas em Fortaleza a partir deste sábado, diz prefeito

0


A Prefeitura de Fortaleza irá iniciar, a partir deste sábado (20), a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid em adultos com idades inferiores a 60 anos. A informação foi dada pelo prefeito José Sarto (PDT) em suas redes sociais na tarde desta terça-feira (19). No início da semana, o Ministério da Saúde liberou a dose adicional para pessoas com mais de 18 anos.

 

O intervalo para receber a dose de reforço também caiu de seis para cinco meses a partir da segunda dose ou dose única. Antes, a terceira aplicação só estava disponível a idosos, profissionais da saúde e imunossuprimidos.

 

"Neste sábado (20/11), daremos mais um importante passo na vacinação contra a Covid-19. Iniciaremos a aplicação de 3ª dose na população em geral, o público com 59 anos ou menos. Nossas equipes já estão preparando as listas. Divulgaremos em breve", disse Sarto.

 

Liberação pelo Ministério da Saúde

Dose de reforço contra a Covid-19 foi autorizada pelo Ministério da Saúde a todo o público adulto, em anúncio feito pelo ministro Marcelo Queiroga na terça-feira (16).

 

"Graças às informações que temos dos estudos científicos, nós decidimos ampliar a dose de reforço para todos acima de 18 anos que tenham tomado a segunda dose há mais de cinco meses", disse.

 

Para a dose de reforço, o Ministério da Saúde orienta que a pessoa tome um imunizante diferente do usado no esquema vacinal. "É preferencial que a dose adicional seja com uma vacina diferente. No Brasil usamos a Pfizer, mas em um eventual desabastecimento pode ser usada outra plataforma", explicou Queiroga.

 

Pessoas que tomaram a vacina da Janssen, por sua vez, irão tomar a segunda dose do mesmo imunizante, explicou o ministro da Saúde. O intervalo, porém, será de dois meses.

 

"Hoje nós sabemos que é necessária uma proteção adicional dessa vacina. Como temos um quantitativo, não será um esforço muito grande. A sequência é: completou cinco meses da segunda dose, receberá uma dose de reforço, preferencialmente com uma vacina diferente", disse Queiroga.


G1 CEARÁ

 

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design