sexta-feira, 6 de agosto de 2021

MPF-CE alega risco de fuga, e Justiça mantém prisão de estrangeiros com 1,3 tonelada de cocaína em jatinho

0

 

 O espanhol Angel Alberto Gonzalez e o turco Veli Deli, detidos em Fortaleza na quinta-feira (5) quando se preparavam embarcar em um jatinho com 1,3 tonelada de cocaína, tiveram a prisão em flagrante convertida em preventiva após o Ministério Público Federal alegar que havia risco de fuga caso os dois fossem colocados em liberdade.

De acordo com o promotor Lino Edmar de Menezes, os dois tentaram fugir quando foram abordados por policiais no interior do jatinho.


"O noticiado no flagrante é que tentaram fugir, já estavam içando a porta da aeronave. Então como é que nós vamos conceder medidas cautelares para dois estrangeiros que tentaram fuga dentro do Brasil. Imagine se liberasse para voltar ao exterior. De maneira que esse órgão não vê qualquer proporcionalidade para aplicar medidas cautelaras", argumentou.

Os advogados dos dois estrangeiros solicitaram que eles respondessem em liberdade, defendendo que os dois têm endereço fixo em Fortaleza, um hotel, e que os dois têm condições de pagar pela estadia.


Leonardo Duavy Pontes, advogado do turco Veli Deli, acrescentou que o cliente é um piloto profissional e que tem serviços prestados há décadas para o governo turco. "Ele não estava ciente do que estava acontecendo. A prisão é uma medida extrema e desnecessária. A empresa dele dá todo o suporte jurídico se fosse o contrário, se ele não tivesse uma vida pregressa limpa, a empresa não teria essa postura. O senhor Deli é um cidadão de bem, merece responder em liberdade", disse.

A prisão preventiva foi determinada pelo juiz Danillo Fonteneles, em audiência de custódia nesta quinta-feira (5).

A Polícia Federal prendeu duas pessoas e apreendeu mais de uma tonelada de cocaína em um jatinho executivo na manhã desta quarta-feira (4) no aeroporto de Fortaleza. Um passageiro espanhol e o comandante, turco, foram presos preventivamente e outros três tripulantes estão sendo interrogados como testemunhas.

Conforme a Polícia Federal, a quantidade de 1.304 quilos de cocaína foi apreendida após uma investigação da Polícia Federal. A droga foi flagrada em uma aeronave de nacionalidade turca que decolou de Ribeirão Preto (SP) e tinha como destino Bruxelas, na Bélgica. Passageiros e tripulação tiveram de passar pela capital cearense para os trâmites de imigração.


O delegado da Polícia Federal no Ceará Alan Robson disse que a ação na aeronave foi resultado de investigação. Segundo ele, o passageiro deu respostas evasivas aos policiais durante a abordagem. "Foram confirmadas as investigações iniciais da Polícia Federal. Eles disseram que foram fazer turismo em Guarulhos, foi quando a gente suspeitou. Na sequência passaram à abertura das malas, subimos na aeronave e ordenamos o desligamento dos motores", disse.


Em um vídeo gravado por policiais, um agente abre uma das malas no interior do jatinho, rasga as embalagens e faz um teste que comprova que o conteúdo é cocaína. "Abra essa mala, estou mandando", diz o policial.

Em seguida, ele questiona: "você sabe do que se trata isso?", em inglês, ao comandante da aeronave. O comandante responde que não sabe o que é o conteúdo.


A droga estava acondicionada em 24 malas pertencentes a um passageiro espanhol. Havia 50 tabletes de droga em cada mala, com um total de 1.200 tabletes de cocaína. Foram apreendidos a aeronave, celulares e documentos. As investigações continuam com a análise desse material.


G1 




Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design