O Brasil deve receber as primeiras doses da vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 no dia 29 deste mês. A informação foi confirmada por uma fonte à CNN. Os imunizantes devem sair da Bélgica no dia 26 de abril e podem chegar ao aeroporto de Viracopos, em Campinas, três dias depois.
A primeira remessa enviada pela fabricante contará com 1 milhão de doses do imunizante. Essa quantidade faz parte das 2 milhões de vacinas que o governo federal conseguiu antecipar.
Além de trazer imunizantes da fabrica da Bélgica, que já tem o registro da Anvisa, a Pfizer deve dar entrada na segunda- feira (19) com pedido de inclusão de local de fabricação na Anvisa para os imunizantes produzidos nos EUA.
Na última quarta-feira (14), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o governo iria antecipar o recebimento de doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 até o mês de junho, totalizando 15,5 milhões de doses do imunizante.
"Trago
para os senhores uma boa notícia: a antecipação de doses da vacina da Pfizer,
fruto de ação direta do presidente da República, Jair Bolsonaro, com o
principal executivo da Pfizer, que resulta em 15,5 milhões da Pfizer já no mês
de abril, maio, junho”, relatou o ministro. "Ou seja, conseguimos
antecipar, no calendário anteriormente previsto, das 100 milhões de doses, 2
milhões de doses da vacina da Pfizer que vai fortalecer nosso calendário de
vacinação."
Na última segunda-feira, em reunião entre a Pfizer e o Ministério da Saúde, ficou acordado que a farmacêutica faria a antecipação das doses e do calendário de entrega do Brasil.
Pelo
novo cronograma, a Pfizer prometeu entregar ao Brasil 2,5 milhões de doses em
maio. Em junho, a entrega seria de cerca de 15 milhões do imunizante. Sendo
assim, o total de entregas no primeiro semestre seria de 18,5 milhões doses da
vacina.
CNN