A Xiaomi divulgou seu desempenho no último trimestre de
2020 e, com uma alta de 37% no lucro obtido, a fabricante chinesa de
smartphones já se aproxima da Apple e Samsung. Os resultados, que foram a público nesta quarta-feira
(24), revelam US$ 491 milhões de lucro líquido ajustado — muito acima do que o
esperado pelos analistas.
Apesar
da alta nos preços registrada no segmento de smartphones e outros eletrônicos
devido à pandemia de covid-19, a companhia atingiu um crescimento de 38,4% no
setor. A onda de popularidade da fabricante também afetou o faturamento, que
subiu 25%.
Xiaomi
concorre com Samsung e Apple
Essa
não é uma informação nova: desde seu boom no mercado de
celulares, a Xiaomi tem ocupado gradativamente o lugar de grandes marcas no
bolso dos usuários. Esses resultados, contudo, são um marco para a fabricante
chinesa, que se consolidou na terceira posição do setor em escala global.
Agora,
seu nome está atrás apenas da Samsung e Apple, tirando a Huawei do pódio
— que, vale destacar, sofreu grandes perdas após ser impedida de ter
negociar com empresas dos Estados Unidos.
Crescimento
duplicou na China
Além
disso, as vendas da Xiaomi quase dobraram na China. Em 2019, a companhia
dominava apenas 9,2% do mercado local, fatia que passou para 14,6% no último
trimestre de 2020. Ainda segundo o relatório divulgado, que teve a participação
da empresa Canalys, a liderança na Índia foi mantida e o primeiro
lugar na Europa foi conquistado.
Em
um comunicado, o presidente da gigante chinesa, Wang Xiang, manifestou
preocupação quanto à escassez de chips e processadores causada pela pandemia
— fato este que disparou os preços dos eletrônicos. Como medida
de proteção, o executivo afirmou que a Xiaomi tem trabalhado com parceiros para
criar uma cadeia de suprimentos sólidos. Por fim, Xiang declarou que está
otimista para o ano de 2021.
TecMundo