segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Um dia após eleição, Doria amplia restrições para conter pandemia em São Paulo

0

 

Um dia após o fim do segundo turno das eleições 2020, todo o estado de São Paulo vai regredir para a fase amarela do plano de abertura da economia. A decisão foi tomada pelo governador João Doria por conta do crescimento do número de pessoas que contraíram o novo coronavírus. Todo o Estado retorna para a fase amarela. Com a medida, todos os setores da economia que lidarem com público em sistema de prestação de serviços presenciais deverão ter a capacidade de funcionamento limitada em 40%.


 Os estabelecimentos comerciais deverão cumprir horário máximo de funcionamento de 10 horas por dia, não podendo funcionar após às 22h. No que diz respeito ao setor cultural e de lazer, este deve permanecer funcionando como antes, com a condição de que qualquer evento presencial não poderá apresentar público em pé, sendo os participantes alocados em mesas, com uso obrigatório de máscaras e respeito ao distanciamento mínimo de dois metros. A decisão foi anunciada em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 30.

 O centro de contingência para a Covid-19 chegou a cogitar regredir apenas as regiões mais críticas, mas o entendimento mudou. Está prevista até a manhã de terça-feira uma reunião com prefeitos das regiões consideradas mais críticas: ABC Paulista, Baixada Santista e Sorocaba. Ainda que todo o estado de São Paulo adentre na Fase Amarela, as medidas restritivas mais intensas devem ser implementadas com maior rigor nas localidades onde a transmissão do vírus está mais acelerada. Ao todo, 62 municípios apresentaram aumento na transmissão da Covid-19, gerando a necessidade de endurecer as medidas restritivas. Nestas localidades, a taxa médica de ocupação dos hospitais ultrapassa os 75% dos leitos, além disso, parte destes municípios, registraram aumento de cerca de 10% na transmissão do novo coronavírus. O recorte de aumento não inclui a capital paulista.

MEDIDAS MAIS SEVERAS DE ISOLAMENTO

Considerando os atuais critérios do governo, na Fase Amarela salões de beleza, bares, restaurantes, academias, parques e atividades culturais (com público sentado) podem continuar abertos, mas com restrições de horário e limite de público— há, porém, a possibilidade de abrandamento das restrições caso as taxas de novas internações voltem a serem reduzidas. O funcionamento de escolas também não deve ser alterado.

O Povo


Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design