sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Candidata presa por tráfico no Ceará pode cometer 'atentados contra candidatos' se for solta, diz juiz

0

 

Justiça converteu em preventiva prisão de candidata a vereadora flagrada com drogas no interior do estado. 

A Justiça converteu em preventiva a prisão de uma candidata a vereadora de Santa Quitéria, no Ceará, presa em flagrante por tráfico de drogas. Outras três pessoas foram presas com ela. Conforme a decisão do juiz, determinada nesta quinta-feira (12), caso fossem soltos, os suspeitos podem cometer crimes "especialmente os de atentados contra candidatos".

Procurado pelo G1, o advogado de Débora ainda não prestou mais esclarecimentos sobre a participação dela no ocorrido. O Partido Socialista Brasileiro (PSB), pelo qual Débora era candidata a vereadora informou em nota que repudia toda e qualquer ação de cunho ilícito praticada durante o processo eleitoral e que reafirma o compromisso de lutar pelos ideais democráticos que regem a filosofia, visão, missão, valores e propósitos do partido.

Segundo relatou no documento o juiz Francisco Gilmário Barros Lima, o grupo representa um risco à sociedade caso viessem a estar em liberdade.

"O modus operandi verificado revela que, ao menos no presente momento, se tratam de jovens da mais alta periculosidade, de maneira que, sendo soltos prematuramente, podem voltar a cometer os mesmos crimes contra a sociedade, especialmente os de atentados contra candidatos, em pleno pleito eleitoral", escreveu.

Ainda segundo a decisão, caso soltos, os suspeitos "poderiam continuar a comercializar a droga a mando, em tese, da organização criminosa (da qual faziam parte), até mesmo servindo como ponto de apoio para a mercancia de entorpecentes ou para realização de outras condutas criminosas".

 

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, os policiais abordaram dois homens em uma moto, que estavam em "atitude suspeita". Eles portavam uma pistola e uma quantidade de cocaína.

Os policiais perguntaram aos homens aonde eles se dirigiam e eles indicaram a casa de Débora. Na residência, a composição encontrou 745 gramas de maconha, 65 gramas de cocaína, materiais para comercialização de entorpecentes, uma motocicleta, dinheiro e aparelhos eletrônicos.

Além da candidata, estava no local uma mulher de 18 anos. Os quatro foram encaminhados à Delegacia Municipal de Santa Quitéria, onde foram autuados em flagrante por tráfico e associação para o tráfico de drogas.

Dois homens também foram autuados também por posse ilegal de arma de fogo. A Polícia Civil continuará investigando o envolvimento do grupo em atividades criminosas, ainda segundo Secretaria da Segurança.

Abordagem policial

Os policiais encontraram drogas e materiais utilizados para a venda de drogas na casa de Débora. O advogado da candidata, Airton Silva, informou que ainda não teve acesso ao inquérito policial e, portanto, não tem como dar "mais esclarecimentos" sobre a participação dela no fato ocorrido.

Conforme lei eleitoral, candidatos não podem ser presos na véspera de eleição; neste ano, a medida está em vigor desde 22 de setembro. A exceção é para prisões em flagrante, como foi o caso de Débora Costa, conforme a Secretaria da Segurança.

 

G1 CE



Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design