quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Aumento de casos no mundo levanta alerta sobre segunda onda de Covid-19

0

Pouco mais de seis meses após a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar estado de pandemia do novo coronavírus, os casos de Covid-19 no mundo ultrapassam 31 milhões e os mortos somam mais de 966 mil. Conforme o órgão internacional, na última semana o número de óbitos diminuiu; entretanto, foram registrados quase dois milhões de novos casos. "O que representa um aumento de 6% na comparação com a semana precedente e o maior número de casos desde o início da epidemia", afirma.

 

O Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças contabiliza aumentos na taxa de notificação de casos há mais de 50 dias. Mais de metade dos países da União Europeia vivem um aumento de confirmações da doença. "Embora o aumento dos testes contribua para uma melhor consciência de toda a transmissão em curso, não é a única razão para o aumento de casos, que também está relacionado ao relaxamento do distanciamento e outras medidas preventivas", explica o Centro.

 

Em Portugal, o universitário fortalezense Gregory Marklew, 22, conta que "lojas e shoppings estão fechando mais cedo e limitando mais ainda quantas pessoas podem entrar". No país há dois anos e 11 meses, o jovem relata que outras restrições podem voltar em outubro, como fechamento de escolas e aulas das universidades 100% online. No início de setembro, o governo português relatou 486 novos casos, seu maior número diário desde maio, quando o país começou a reabertura.

 

Na Espanha, a maior preocupação é com Madri. A capital do país responde por quase um terço dos 122 mil novos casos registrados nas últimas duas semanas. Os 850 mil moradores das áreas afetadas, que representam 13% da população e 25% das infecções, estão desde segunda-feira, 21, em um regime de mobilidade restrita. Sair de casa só é permitido por razões de primeira necessidade, como trabalhar, ir ao médico ou levar os filhos à escola.

 

Outro país em situação preocupante, a Inglaterra anunciou ontem, 22, novas restrições. Entre elas, toque de recolher para bares e restaurantes e retorno ao teletrabalho. O país elevou para 4 (em uma escala até 5) o nível de alerta pela Covid-19. Segundo o Ministério da Saúde inglês, as taxas de hospitalização estão dobrando a cada oito dias.

 

O Oriente Médio também vem preocupando com o avanço do novo coronavírus. Em Israel, um segundo lockdown nacional teve início na última sexta-feira, 18, motivado pelo registro de mais de cinco mil casos diários da Covid-19 neste mês. O Irã também voltou a apresentar um alto índice de novas infecções, chegando a mais de três mil por dia. Autoridades do país falam em uma terceira onda: a primeira teria ido de fevereiro a maio. Os casos da doença voltaram a crescer em junho e haviam caído no fim de agosto.

 

Na contramão, e apesar do aumento das infecções, a Índia prossegue com a reabertura da economia. O país é o segundo em registros oficiais da Covid-19 e terceiro em número de mortes. A Índia registra cerca de 100 mil novos casos todos os dias, porém, depois do rígido lockdown entre março e junho, o primeiro-ministro Narendra Modi não quer impor restrições estritas novamente.


O POVO



 

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design