quarta-feira, 22 de julho de 2020

Câmara aprova PEC do Fundeb em primeiro turno

0

A Câmara dos Deputados aprovou hoje, por 506 votos, a PEC do Fundeb em primeiro turno. O texto foi aprovado depois da orientação dos partidos para votar a favor do relatório da deputada Dorinha Seabra (DEM-TO). O acordo foi fechado no início desta tarde, após encontro de Dorinha e Maia na residência oficial do presidente da Câmara. O articulador do governo foi Luiz Eduardo Ramos.

Pelo texto da deputada, relatora do projeto, a participação da União no fundo será de 23%, dos quais 5% serão destinados à primeira infância. O governo havia proposto aumentar o repasse da União de 10% para 23% do total dos recursos do Fundeb, com aumento escalonado a partir de 2021.

No percentual, no entanto, o Ministério da Economia queria repassar 5% para famílias em situação de vulnerabilidade com crianças de até 5 anos inscritas no Renda Brasil, em uma espécie de auxílio-creche.

Após pressão de deputados, o governo recuou da idéia, mas manteve a exigência de que os 5% sejam carimbados como gastos para a primeira infância. A forma como os valores serão executados será discutida em um segundo momento.


A VOZ DE SANTA QUITÉRIA

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design