segunda-feira, 8 de junho de 2020

Camilo Santana reforça cumprimento de protocolos sanitários durante retomada das atividades em Fortaleza

0
O governador Camilo Santana utilizou o Twitter para reforçar a necessidade de que os protocolos sanitários estabelecidos pelo governo do Ceará sejam seguidos na Fase 1 da retomada econômica em Fortaleza, iniciada nesta segunda-feira (8). Ele garantiu ainda que o Poder Executivo deve continuar acompanhando diariamente a evolução da flexibilização do isolamento social na capital, inclusive com possibilidade de recuo nesta retomada.

Fortaleza foi a única cidade cearense a avançar para a primeira fase do Plano de Retomada de Atividades, elaborado pelo governo estadual. A nova etapa prevê abertura de novos segmentos econômicos, incluindo lojas de rua e shoppings.

Camilo Santana ressaltou que devem ser cumpridas regras como o limite de 30% da capacidade de clientes a 40% de funcionários, além da obrigação de respeitar o distanciamento social e o uso do álcool e de máscara de proteção.

Os demais municípios continuam na Fase de Transição, exceto Sobral, Acaraú, Camocim e Itarema, que permanecem em "lockdown".

“O avanço das fases vai depender do esforço de cada um no cumprimento das regras de isolamento social, a medida ainda mais eficaz contra o coronavírus. A retomada econômica é muito importante, mas de forma segura e responsável”, afirmou o governador.

Casos de Covid-19 no Ceará
O Ceará acumula 4.010 mortes causadas pela Covid-19 (Sars-Cov-2) e 64.615 casos confirmados da doença, segundo a última atualização da plataforma IntegraSUS da Secretaria da Saúde do estado (Sesa), na manhã desta segunda-feira (8).

Fortaleza segue como município com maior quantidade de casos do Sars-Cov-2. Ao todo são 27.460 mil diagnósticos positivos e 2.467 mortes de pacientes contaminados. Sobral, na Região Norte do estado, é a segunda cidade em quantidade de casos, com 3.067 confirmações e 132 óbitos.

Os números apresentados pela Secretaria da Saúde são atualizados permanentemente e fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, ou seja, não necessariamente correspondem à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente.

Retomada da economia
Na manhã desta segunda-feira, filas se formaram na entrada de lojas do Centro de Fortaleza, com pessoas aguardando a reabertura dos estabelecimentos. Além dos negócios relativos às cadeias de construção civil e saúde, que já funcionavam na transição, os shoppings também reabrem as portas hoje com 40% da mão de obra, horário limitado e com o dever de respeitar protocolos sanitários para prevenir a disseminação do novo coronavírus.

Além de Fortaleza, outras cinco capitais brasileiras iniciaram planos de flexibilização da quarentena nesta semana. Juntas, essas seis cidades concentram 45% das mais de 34 mil mortes causadas pelo novo coronavírus no país.

Horários de escalonamento para as atividades liberadas
- Construção Civil e Indústria de Transformação: 7h às 17h;
- Serviços (excetuando atividades vinculadas a outras cadeias): 8h às 20h, ajustando as jornadas às características dos diversos segmentos
- Administração Pública: 9h às 18h;
- Comércios: 10h às 16h;

Outros setores de atividade
Serviços essenciais em funcionamento atualmente continuam com horário regular;
Instituições de Ensino ainda com atividades suspensas;

*Em função da demanda pelas atividades econômicas, os setores poderão ajustar os horários de saída da forma mais adequada

Confira o que integra a fase 1 (indústria, serviço e comércio):
- Indústria de químicos inorgânicos, plástico, borracha, solventes, celulose e papel;
Artigos de couros e calçados (indústria e comércio);
- Fabricação de ferramentas, máquinas, tubos de aço, usinagem, tornearia e solda e comércio atacadista;
- Saneamento e reciclagem - recuperação de materiais;
- Cadeia energia elétrica - construção para barragens e estações de energia elétrica, geradores;
- Construção - até 100 operários por obra, cadeia produtiva com 40% do efetivo;
- Têxteis e roupas (indústria e comércio);
- Comércio de livros e revistas;
- Comércio de artigos de escritório, serviços de manutenção. Contabilidade, auditoria e direito (máx. 3 trabalhadores por escritório);
- Artigos do lar (indústria e comércio);
- Comercialização de flores, plantas e couros;
- Cadeia moveleira (indústria e comércio);
- Tecnologia da informação (indústria e comércio);
- Comércio de bicicletas;
- Cadeia automotiva (indústria, comércio e serviços);
- Comércio de saneantes, doces, brechós, papelarias e caixões;
- Comércio de higiene e cosméticos;
- Fabricação e comércio de aparelhos esportivos, instrumentos e brinquedos

G1 CEARÁ


Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design