segunda-feira, 11 de maio de 2020

Quatro municípios do Estado estão entre os dez mais vulneráveis no NE

0

Estudo realizado pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), ligada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, coloca quatro municípios cearenses entre os dez mais vulneráveis à pandemia do novo coronavírus em toda a Região. A pesquisa se ancora em quatro dimensões de vulnerabilidade: fator social, grupos de risco, acesso a equipamentos de saúde e proximidade a focos de contágios. Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral aparecem na tabulação que une esses critérios.

A única capital a constar entre as dez cidades pior posicionadas nessa lista é São Luís, no Maranhão. 

Se fica fora da categoria multicritérios, Fortaleza lider a relação dos 1.974 municípios nordestinos com mais proximidade a focos de contágio. Esse cálculo busca aferir a influência mútua entre os municípios vizinhos para o crescimento do número de casos. A conta considera a distância entre as cidades e as infecções confirmadas em cada local.

Por isso, nesse recorte, a presença de capitais e cidades de regiões metropolitanas é mais comum. Além de Fortaleza, Recife (PE) e João Pessoa (PB) surgem no ranking. E cidades que circundam Fortaleza encabeçam lista, desta vez no recorte especificamente cearense. Atrás de Fortaleza, estão Caucaia, Maracanaú, Aquiraz e Eusébio. Razão disso são os "intensos movimentos pendulares por motivo de estudo e trabalho", segundo escrevem Robson Brandão, coordenador-geral de estudos e pesquisas da autarquia, e Rodolfo Benevenuto, PhD pela Trinity College Dublin, autores do estudo.

De acordo com o superintendente da Sudene, Evaldo Cruz, a finalidade do cruzamento de dados é orientar mais acertadamente as políticas de combate à Covid-19, além de lançar luz sobre municípios distantes dos grandes centros. Salitre, a 553 quilômetros de Fortaleza, é o mais fragilizado município entre os cearenses no aspecto fator social. Consta em 7º lugar na lista nordestina.

Municípios cearenses não aparecem na lista geral dos dez que menos têm acesso a equipamentos de saúde dentre os 1.974. Entre as 184 cidades do Ceará, são os casos de Independência, Monsenhor Tabosa, Choró, Poranga, Arneiroz, Santa Quitéria, Quiterianópolis, Jaguaretama, Hidrolândia e Itatira. Até ontem, os municípios tinham 91 dos 16,5 mil registrados no IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). No Mundo e no País, a maior disputa é pela compra de respiradores.

Recém-integrado à Direção de Planejamento da Sudene, o ex-deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB) destaca outro ponto da pesquisa. O de que 27% da população brasileira acima de 60 anos — e, portanto, inserida no grupo de risco —, vive no Nordeste. Somado à histórica vulnerabilidade financeira e social da Região, o dado reforça, segundo ele, a importância de que dos bloqueios impostos no Ceará e em outros estados.

Para Gomes de Matos, a plataforma de modernização que vai sendo gradativamente imposta por Dr. Cabeto, que ajuda Camilo Santana (PT) na gestão estadual a partir do comando da Sesa, poderá ser impulsionada com o estudo. Também médico, Matos elogia a agenda do secretário em adotar critérios técnicos — e não políticos — para o comando dos consórcios de saúde e fortalecimento dos municípios como modo de não sobrecarregar Hospitais Regionais.

Segundo o diretor de Planejamento da Sudene, a hora é de ficar em casa em todos os municípios, principalmente devido a incertezas oriundas da subnotificação e dos quadros assintomáticos. Em face aos números apresentados, o mapeamento pode propiciar otimização das ações de combate, concluem Brandão e Benevenuto no estudo.
"É fundamental que a sequência de respostas do poder público considere não somente os municípios isolados, mas também como estes se inserem territorialmente no quadro geral de vulnerabilidade multidimensional da região", eles orientam.


O POVO

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design