No
entanto, para regularizar o CPF não é preciso ir até a sede física da Receita
Federal. A maior parte das pendências pode ser regularizada instantaneamente no
site da instituição. Confira as possibilidades de regularização do CPF no site:
Para
verificar a situação cadastral do CPF, acesse aqui.
Para
atualizar o cadastro CPF, acesse aqui.
Caso
o CPF esteja na situação cadastral “suspenso”, acesse aqui.
Também
é possível consultar a situação cadastral do CPF no Banco do Brasil, na Caixa
Econômica e nos Correios. Há custo de R$ 7 para as entidades realizarem o
serviço.
Por
outro lado, caso o contribuinte não consiga resolver a situação do CPF pelo
site da instituição, a Receita criou um e-mail específico
(atendimentorfb.03@rfb.gov.br) para o atendimento durante pandemia do novo
coronavírus. O superintendente da Receita Federal da terceira região, João
Batista Barros, explica o que é preciso inserir no e-mail para atendimento mais
eficiente:
Nome
completo;
Telefone para contato;
Cópia do documento de identidade;
Telefone para contato;
Cópia do documento de identidade;
Caso o documento esteja desatualizado, inserir também certidão de nascimento ou de casamento;
Foto tipo selfie do contribuinte segurando, perto do rosto, o documento de identidade (a foto e o número do documento devem estar legíveis).
Ainda,
boa parte dos problemas com o documento no aplicativo são inconsistências
“desnecessárias”, como grafia errada do nome ou da naturalidade, comenta
Barros. Para resolver isso, a Receita já está em contato com a Caixa Federal
para ajustar o aplicativo e fazer com que ele “releve” incongruências do tipo.
O
superintendente reforça o pedido para os contribuintes evitarem sair de casa
para resolver pendências com a Receita Federal. “O atendimento presencial está
bastante reduzido, porque pessoas no grupo de risco tiveram que ser afastadas
do atendimento presencial. Mas elas estão exclusivamente no trabalho remoto
nesses e-mails”, explica Barros.