quinta-feira, 19 de março de 2020

Missa do padroeiro do Ceará é transmitida on-line e sem fiéis na igreja

0

As celebrações em homenagem a São José, padroeiro do Ceará, costumam lotar as igrejas do estado. A data em homenagem ao santo, 19 de março, é feriado estadual. Neste ano, no entanto, as igrejas fecharam as portas, e a missa foi transmitida em redes sociais.
"Infelizmente, nós estamos presenciando algo que nós nunca podíamos imaginar, que, em pleno Dia de São José, sua catedral estivesse de portas fechadas. Mas é a vida. Nós estamos diante de um acontecimento novo, que precisamos interpretá-lo da forma mais adequada possível", explicou o pároco, padre Clairton Alexandrino, responsável por celebrar a missa na catedral de Fortaleza.
"A Igreja está sujeita às leis do País que ela se insere. É para o bem do povo. Cai muito bem com o sentido da Campanha da Fraternidade desse ano, que é 'Viu, sentiu compaixão e cuidou dele'. Então, é uma forma de cuidar da saúde do outro, evitar aglomerações", completou o padre.
A medida é uma ação para evitar aglomeração de fiéis e uma eventual contaminação pelo coronavírus, causador da doença Covid-19. O Ceará tem 20 casos confirmados da doença, e a orientação de autoridades é que as pessoas saiam de casos apenas "em caso de urgência".
“Todo cuidado será em benefício da não contaminação viral neste momento de apreensões. Usar sempre o bom senso. Assim está fazendo a igreja onde vai chegando a contaminação com o coronavírus. Todos devemos ir seguindo as orientações das autoridades sanitárias”, pontuou o arcebispo de Fortaleza, José Antônio Aparecido Tosi Marques.
- Entre as mudanças na rotina das celebrações litúrgicas orientadas pelo arcebispo estão:
- Igrejas e ambientes de reunião devem ser bem higienizados e ter álcool gel disponível;
- Manter distância razoável entre as pessoas;
- Não dar as mãos para oração e não realizar abraço da paz;
- Hóstia oferecida na mão;
- Purificação do cálice e patena feita pelo mesmo sacerdote que preside a Eucaristia, evitando passar o cálice a outros;
- Idosos e enfermos estão dispensados do preceito, devendo permanecer em casa.

G1 CEARÁ


Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design