Responsável
pela manutenção e distribuição da energia elétrica no Ceará, a Enel recebeu
cerca de R$ 94 milhões em multas, em sete anos (de 2013 a 2019). Somente no
último ano, foram R$ 6,4 milhões. A Agência Reguladora do Estado do Ceará
(Arce) é o órgão responsável pela aplicação das sanções. Ela promove a
regulação, o controle e a fiscalização do serviço no território cearense.
Em nota, a Enel informou que
“cerca de 90% das multas já foram encerradas e o restante está em andamento”.
No ano passado, a Arce registrou
mais de 10 mil reclamações contra os serviços prestados pela Enel no Estado. Os
dados constam no último Relatório de Solicitações de Ouvidoria do órgão
estadual. Os principais problemas relatados pelo usuários são: erro de leitura;
falta de energia; variação de consumo; apresentação e entrega de fatura;
consumo elevado; e cobrança indevida. Outubro de 2019 foi o mês com o maior
número de reclamações: 1.481 registros.
O relatório da Arce avalia a
situação dos setores de Energia Elétrica, Saneamento Básico, Transporte
Intermunicipal e Gás Canalizado.
Diante da situação de
reclamações, em maio de 2019, analistas da Agência Reguladora avaliaram os
serviços da Enel e solicitaram a elaboração de um plano de ações. O
acompanhamento dos resultados para levantar se as medidas estão sendo cumpridas
será realizado até setembro deste ano. Entre as exigências estão o aumento no
quadro de atendentes dos postos; contratação de 25 estagiários; aumento do
horário de atendimento de 4h para 8h (para algumas lojas); e abertura das lojas
aos sábados, para atendimento exclusivo de recadastramento rural.
Responsável
pela manutenção e distribuição da energia elétrica no Ceará, a Enel recebeu
cerca de R$ 94 milhões em multas, em sete anos (de 2013 a 2019). Somente no
último ano, foram R$ 6,4 milhões. A Agência Reguladora do Estado do Ceará
(Arce) é o órgão responsável pela aplicação das sanções. Ela promove a
regulação, o controle e a fiscalização do serviço no território cearense.
Em nota, a Enel informou que
“cerca de 90% das multas já foram encerradas e o restante está em andamento”.
No ano passado, a Arce registrou
mais de 10 mil reclamações contra os serviços prestados pela Enel no Estado. Os
dados constam no último Relatório de Solicitações de Ouvidoria do órgão
estadual. Os principais problemas relatados pelo usuários são: erro de leitura;
falta de energia; variação de consumo; apresentação e entrega de fatura;
consumo elevado; e cobrança indevida. Outubro de 2019 foi o mês com o maior
número de reclamações: 1.481 registros.
O relatório da Arce avalia a
situação dos setores de Energia Elétrica, Saneamento Básico, Transporte
Intermunicipal e Gás Canalizado.
Diante
da situação de reclamações, em maio de 2019, analistas da Agência Reguladora
avaliaram os serviços da Enel e solicitaram a elaboração de um plano de ações.
O acompanhamento dos resultados para levantar se as medidas estão sendo
cumpridas será realizado até setembro deste ano. Entre as exigências estão o
aumento no quadro de atendentes dos postos; contratação de 25 estagiários;
aumento do horário de atendimento de 4h para 8h (para algumas lojas); e
abertura das lojas aos sábados, para atendimento exclusivo de recadastramento
rural.
G1 Ceará