Produto
foi desenvolvido ao longo de quatro meses e leva a bebida do tipo American IPA
(India Pale Ale), conhecido pelo amargor alto e sabor frutado
Duas
opções gastronômicas para refrescar o calor viraram, em 2020, um único produto:
picolé de cerveja. Curiosa, a criação pernambucana mistura a textura de um
picolé com o aroma e sabor de uma cerveja artesanal. Ela é uma aposta de duas
empresas do estado para o verão e as prévias carnavalescas.
Desde
a ideia até a criação do primeiro protótipo, as duas companhias levaram sete
dias. Depois de quatro meses e outros dois picolés experimentais, a versão
final passou pelo crivo de um comitê de inovação, formado por especialistas em
sorvete e cerveja, até ser lançada pelas marcas Frisabor e Ekäut.
A
escolhida foi uma cerveja American IPA (India Pale Ale), tipo encorpado da
bebida, com sabor frutado e amargor alto. “Durante os testes, fizemos
experiências com várias cervejas de vários tipos até chegarmos no rótulo atual.
Colocamos uma base neutra e deixar o sabor da cerveja mais forte. Chegamos ao
resultado de cerveja no palito”, afirmou o gerente industrial da Frisabor,
Ricardo Bicalho.
Sem
leite ou outro produto de origem animal na composição, o picolé também é
vegano. “Percebemos que a base de leite mascarava um pouco o sabor da cerveja,
então decidimos tirar para preservar o sabor. É uma criação que tem como alvo o
público cervejeiro”, afirmou o diretor executivo da Ekäut, Diogo Chiaradia.
Com
3,25% de teor alcoólico, o picolé é liberado apenas para maiores de 18 anos. “O
nosso foco grande é no verão e no nosso carnaval, mas no Nordeste, o picolé tem
uma sazonalidade muito menor do que no Sudeste, porque a gente tem verão o ano
inteiro, praticamente. Então é um produto que vai perdurar o ano inteiro”,
afirmou Charadia.
Após
a produção do primeiro lote, a expectativa é que o consumidor possa encontrar o
produto em sorveterias e na cervejaria a partir do dia 9 de janeiro, pelo preço
de R$ 7. "Já estamos pensando nos próximos produtos a partir da
parceria", afirmou o diretor geral da Frisabor, Gustavo Neves.