segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Sítios arqueológicos de Bilheira I e II são inaugurados

0


Na manhã da última quinta-feira (28/11), o prefeito Ivo Gomes inaugurou, juntamente com Ione Carvalho, diretora do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e Otacílio Macedo, superintendente do Iphan no Ceará, os sítios arqueológicos de Bilheira I e II. O evento integrou a programação da IV Semana do Patrimônio Cultural de Sobral.

A nova estrutura de visitação implantada nos sítios recebeu investimento de R$ 70 mil do Governo Federal e consiste em uma trilha de 1,5 quilômetro dotada de abrigos e placas de sinalização com informações sobre os painéis de pinturas rupestres. O complexo Bilheira I e II é composto por 12 sítios arqueológicos, que possuem como principais características da arte rupestre a diversidade de temáticas representadas e de técnicas utilizadas para a sua elaboração, com painéis pintados, painéis gravados e alguns em que ambas as técnicas foram utilizadas.

Os locais integram o maior conjunto de arte rupestre já registrado no Estado do Ceará, designado Enclave Arqueológico da Zona Leste de Sobral, composto por Bilheira (12 sítios), Pedra do Sino (7 sítios) e Olinda (6 sítios).

A região possui um expressivo conjunto de formações rochosas graníticas, representado por paredões não abrigados, grutas e cavernas, suportes que foram utilizados como telas sobre as quais foram representados o maior conjunto de arte rupestre do território cearense conhecido até o momento.
Os sítios arqueológicos de Bilheira integram o roteiro ecoturístico da região leste de Sobral (Aracatiaçu, Bilheira e Taperuaba), juntamente com as fontes Olhos D’água do Pajé, a Unidade de Conservação Municipal Refúgio de Vida Silvestre Pedra da Andorinha e o Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Fátima.

O local estará aberto para visitação gratuita, a partir deste sexta-feira (29/11). É necessário agendamento e acompanhamento de um guia especializado.
Agendamentos:

De terça-feira a domingo, das 8h às 15h
Outras informações: (88) 3613-1674/3611-2016 ou parquesejardins@sobral.ce.gov.br (Agência Municipal do Meio Ambiente – AMA)



Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design