quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Programação será mantida, mas sem nome do IFCE

0


Organização da Semana de Direitos Humanos realiza ato de repúdio ao IFCE na Gentilândia. Região também recebe ato contra nova Reitoria da UFC

A organização da I Semana de Direitos Humanos vai manter a programação do evento, após o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) decidir pela suspensão. Durante a noite desta terça-feira (20) é realizado um ato público contra o anúncio na Praça da Gentilândia. No mesmo local acontece a primeira mesa de debate. O Benfica, onde acontece a programação, também recebe uma manifestação contra a escolha de Cândido Albuquerque para a Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC). 

"Não, senhores reitores, pró-reitores, diretores de campi do IFCE. Não, senhoras servidoras da Comunicação e da Procuradoria do IFCE. A I Semana de Direitos Humanos Dandara dos Santos não foi cancelada. Foi CENSURADA. Isto sim! CENSURADA, com todas as letras e com a lamentável cumplicidade de todos esses integrantes do corpo diretivo do IFCE. CENSURADA em um ato covarde, digno de todo repúdio pela sociedade cearense e brasileira. Uma página que jamais será apagada da história da gestão do reitor Virgílio Araripe, do Instituto e da educação no Brasil", diz trecho da nota divulgada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da instituição. O documento também é assinado pelo Sindicato de Servidores (SindSIFCE), Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e Frente Povo sem Medo. 

A organização garante que a maioria das atividades será mantida em Fortaleza, Sobral e Canindé. Todos os detalhes devem ser confirmados em rede social. "Um movimento de denúncia dessa atitude de censura pelo IFCE e pelo Governo Federal. Um alerta a toda a sociedade para o fato de que já mergulhamos em um falência total das instituições democráticas, da autonomia universitária, da liberdade de pensamento, debate e produção de conhecimento, do direito de expressão individual e coletiva. Tempos sombrios, tempos carregados. Tempos em que nossa RESISTÊNCIA será cada vez maior. Vamos juntos. Vamos de mãos dadas. Não vão nos calar", finaliza. 

Curiosamente, o anúncio de cancelamento do IFCE aconteceu um dia após o deputado estadual André Fernandes (PSL) criticar a presença de Guilherme Boulos, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), no evento. Na publicação, o parlamentar marcou o ministro da Educação, Abraham Weintraub. O titular da pasta não comentou sobre o assunto.

CNews


Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design