quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Ceará tem previsão de chuvas dentro da média até o fim da quadra chuvosa

0
Foto: Arquivo

O prognóstico para as chuvas no Ceará até o fim da atual quadra indica perspectiva maior de precipitações dentro da média histórica. O prognóstico foi divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na tarde desta quinta-feira, 28.

As chances de a chuva ficaram em torno da normal climatológica são de 40%. Chuvas dabaixo da média têm 35% de chances de ocorrer. Acima da normal climatológica têm 25% de possibilidade.
O novo prognóstico abrange os meses de março, abril e maio. A tendência é a mesma apontada para o período de fevereiro, março e abril, que também tinha 40% de possibilidade de as chuvas ficarem dentro da média histórica. A quadra chuvosa no Ceará vai de fevereiro a maio.

Para os meses de março a maio, a média histórica é de 482 milímetros de chuva. Os parâmetros para cada classificação são:

Abaixo da média: 0 a 398mm
Em torno da média: 398 a 566.1mm
Acima da média: acima de 566.1mm

Em fevereiro, as chuvas estão acima da média histórica. Até esta quinta-feira, 28, as chuvas estão 52,4% acima do previsto para o mês. O litoral de Fortaleza e Norte têm as maiores médias. No Cariri, todavia, estão abaixo da média.
O prognóstico foi feito a partir de análise dos campos atmosféricos e oceânicos de grande escala (vento em superfície e em altitude, pressão ao nível do mar, temperatura da superfície do mar, entre outros). Também foram considerados modelos numéricos globais e regionais e dados estatísticos de instituições de meteorologia do Brasil e do Exterior, além da própria Funceme.
O cenário atual apresenta índices positivos, com El Niño de fraca intensidade. Conforme indicado no prognóstico anterior, o centro-norte do Estado tende a ter mais chuvas em relação à média. No centro-sul, a projeção é de menos chuvas, proporcionalmente à média.

O POVO
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design