quarta-feira, 29 de junho de 2016

Blitze rápidas e itinerantes são estratégia para redução de acidentes

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A fiscalização no trânsito voltada para o respeito à Lei Seca e ao uso de capacete está sendo intensificada em Fortaleza, com blitze rápidas com foco na segurança viária, iniciadas este ano. Com estrutura menor e permanência de 30 minutos nos pontos escolhidos, as ações mudam o foco da abordagem em todos os tipos de infração para fiscalizar os principais fatores de risco aos acidentes, que vitimam mais pedestres e motociclistas na Capital. 

As blitze itinerantes atuam de forma pontual em cinco de dois eixos apontados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que mais causam acidentes de trânsito: alcoolemia e falta do capacete. Os outros três fatores são excesso de velocidade, falta do cinto de segurança e desrespeito à travessia de pedestres.


A ideia é que o fortalezense saiba que pode ser abordado a qualquer momento e em qualquer lugar pela fiscalização, explica Dante Rosado, consultor da instituição Bloomberg, que promove o Programa de Segurança Viária em parceria com a Prefeitura. As ações da parceria têm vigência entre 2015 e 2020, com foco também no desenho urbano, circulação de pedestres, estratégias de comunicação e levantamento de dados.


As abordagens foram anunciadas em dezembro de 2015, com agentes capacitados em fevereiro, e, gradualmente, são intensificadas numa parceria entre Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Guarda Municipal, Batlhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE).


Vítimas
Os pedestres representam 44% das pessoas que morreram por acidente de trânsito em Fortaleza em 2011. O dado é o mais recente para o Município, apresentado ontem pelo secretário-executivo da Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Sabóia, durante o II Workshop Inteligência Urbana em Fortaleza. Segundo e terceiro lugares no ranking ficam com motociclistas e ciclistas, com 27% e 10% das mortes, respectivamente.


A atualização e eficiência do Sistema de Informações de Trânsito (Siat), que reúne 12 fontes de notificação para acidentes, é uma das metas da Prefeitura para conseguir identificar melhor a dinâmica das ocorrências e pautar soluções. Segundo Sabóia, o Observatório Municipal de Segurança Viária deve ser lançado até o fim do ano como plataforma para apresentação mensal dos dados de acidentes na Capital.
Transporte público
Uma plataforma com dados sobre viagens de ônibus, rotas, linhas mais usadas e rápidas, velocidade média de viagens, além de números sobre o sistema de bicicletas compartilhadas Bicicletar, poderá ser disponibilizada para consulta online. Os estudos são empreendidos pelo I3For, uma parceria entre a Unifor, a Universidade do Arizona (EUA) e a Prefeitura. A primeira fase deve ser concluída em julho.
Conforme o consultor de Segurança Viária da Bloomberg, Ezequiel Dantas, que apresentou projeto ontem, durante o workshop, a plataforma está sendo alimentada com dados de estudos sobre o Bicicletar e as faixas exclusivas de ônibus e deve servir de parâmetro para possíveis expansões do sistema. “A análise desses números podem guiar a correção dos pontos fracos e o estímulo das ações acertadas”, comenta.
A plataforma poderá, de acordo com Ezequiel, ganhar versão online reduzida, mais focada no uso dos modais. (colaborou Domitila Andrade)
 Acidentes
O pedestre do sexo masculino, entre 30 e 59 anos e que circula nas ruas do Centro e das Regionais I, III, IV e V forma o perfil mais frequente de óbitos por acidentes de trânsito na Capital. Entre os feridos, este perfil é do motociclista do sexo masculino, entre 18 a 29 anos e que circula pelas Regionais I, III e V.
Identificar, de forma atualizada, quais são as causas, horários e locais mais frequentes dos acidentes pode ajudar na formulação de políticas públicas para prevenção. As estratégias em fiscalização também seriam melhor direcionadas com estas informações.
Soluções
Como medidas de segurança viária, a parceria com a instituição Bloomberg resultou na implantação de 13 travessias elevadas, duas travessias diagonais, 15 cruzamentos com passeios prolongados e uma área de trânsito calmo (bairro Rodolfo Teófilo).As intervenções dão mais prioridade ao pedestre, com ampliação de espaços e redução de velocidade para veículos motorizados.

Fonte: O Povo
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