De
tanto tratar os brasileiros como idiotas, a Globo parece que passou realmente a
acreditar que somos todos imbecis.
É o que sugere um editorial a propósito da liberdade de
expressão.
Nele, os Marinhos atacam, furiosamente, a regulação da mídia.
E se colocam na posição de campeões do “jornalismo independente, que não vive
de verbas oficiais”.
Pausa para gargalhar, e um segundo a mais para lembrar
Wellington: quem acredita naquilo acredita em tudo.
Cada tijolo da Globo é, de alguma forma, produto de verbas oficiais
– e mais incontáveis mamatas e privilégios que a empresa ganhou na ditadura
militar e preservou intactos, numa aberração, nestes anos todos de democracia
restabelecida.
Um macaco teria erguido um império nas condições dadas a
Roberto Marinho pela ditadura em troca de apoio político.
Financiamentos diversos, publicidade copiosa dia após dia,
complacência na cobrança de impostos – em suma, foi um empreendimento que é o
oposto do que prega o capitalismo real. Não havia risco. Estava tudo garantido.
Roberto Marinho recebeu muito da ditadura e deu muito a ela.
É expressivo o depoimento do general presidente Médici, em 1972: “Sinto-me
feliz todas as noites quando assisto TV porque no noticiário da Globo o mundo
está um caos, mas o Brasil está em paz… É como tomar um calmante após um dia de
trabalho …” (Este Brasil paradisíaco subitamente renasceria, agora, caso Aécio
tivesse vencido.)
As facilidades acabariam vindo de todos os lados.
No Conversa Afiada, Paulo Henrique Amorim lembra, hoje, como
foi construído o Projac, o monumental estúdio da Globo.
Como em tudo, dinheiro público – e não as reservas
formidáveis da família Marinho.
Num perfil sobre Roberto Marinho, o acadêmico Gabriel
Collares Barbosa, da UFRJ, fala com minúcias do Projac.
“Outro fato que merece registro se refere a
construção do Projac. Com 1.300.00 m², o Projac, em Jacarepaguá, no Rio de
Janeiro, é o maior centro de produção da América Latina e foi projetado para
abrigar superestúdios, módulos de produção e galpões de acervo.
Ao todo são quatro estúdios, de 1000m² cada,
fábrica de cenários, figurinos, cidades cenográficas, centro de pós-produção e
administração.
O que não é dito à população é que o Projac
foi construído em uma área reservada pelo governo do Rio de Janeiro para a
construção de casas populares.
Roberto Marinho humildemente solicitou à
prefeitura uma autorização para construir sua “casinha” popular. Com a
autorização em mãos, Roberto Marinho indevidamente começou a construção do
Projac utilizando recursos levantados em empréstimos com a Caixa Econômica
Federal para pagamento em dez anos.
Podemos especular que a quitação do débito foi
pago com propaganda da CEF na Rede Globo.”
Uma ação popular exigindo a devolução desse
dinheiro foi impetrada na justiça pois a Caixa Econômica é acusada de ter feito
uma operação fora da rotina, com juros abaixo do mercado. O valor desse
empréstimo atualizado com juros e correção monetária chega hoje a 37 milhões de
dólares.”
A
maneira como a Globo se serviu de bancos públicos foi imortalizada, em 1983,
pelo Pasquim.
O Pasquim noticiou dois empréstimos a juros maternos que a
Globo conseguiu com o Banerj, o Banco do Estado do Rio.
O Pasquim mostrou que a Globo ganharia um dinheiro
considerável caso simplesmente pegasse o dinheiro dos empréstimos e o aplicasse
no próprio Banerj.
Roberto Marinho foi chamado, pelo Pasquim, de “o maior
assaltante de bancos do Brasil”.
“Nenhuma outra quadrilha, inclusive movimentos terroristas,
lucrou tanto no negócio de assaltos a bancos como a quadrilha da Rede Globo”,
escreveu o Pasquim.
O diretor superintendente do Banerj, Miguel Pires Gonçalves,
acabaria depois virando superintendente da Globo. (Filho de um general da
ditadura, Gonçalves acabaria por ser peça chave na manipulação do debate entre
Collor e Lula na Globo, em 1989.)
Pois é esta Globo que, num editorial, desce à infâmia e se
proclama símbolo do “jornalismo sem verbas oficiais”.
Talvez a Globo considere que os 500 milhões de reais anuais
que vem recebendo há tempos das estatais federais – mesmo com uma brutal queda
da audiência — sejam pouca coisa.
Ou, então, o que é mais provável, ache que somos todos
estúpidos para cair na lorota cínica de que é uma empresa que ficaria de pé sem
as mil-e-uma incursões ao dinheiro público.
Fonte:
Diário
do Centro do Mundo.