De acordo com a Funceme, nova previsão mostra uma leve melhora na quadra chuvosa, mas ainda não dá segurança para o Estado
A probabilidade de a quadra chuvosa ficar abaixo da média no Ceará é de 40%, mesmo percentual de chance de chover em torno da média. A previsão climática para os meses de março, abril e maio foi anunciada nesta segunda-feira (24) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
De acordo com a Funceme, o novo prognóstico mostra uma leve melhora na quadra chuvosa, mas ainda não dá segurança para o Estado. A fundação revela que a situação ainda é preocupante no Ceará, pois em janeiro todas as regiões do Ceará registraram chuvas abaixo da média e, em fevereiro, só na Região do Cariri houve precipitações em torno da média.
Ainda conforme a previsão divulgada nesta segunda-feira, a chance de a quadra chuvosa ficar acima da média, neste período de 2014, é de apenas 20%. O prognóstico mostra a tendência de chuvas e é importante para nortear as ações do governo que são impactadas pelo regime de precipitações.
Nelson Martins, titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), afirma que as ações de combate a seca continuarão em todo o Estado. As maiores preocupações são com o nível dos reservatórios hídricos e com a agricultura.
Para chegar à previsão, a Funceme, juntamente com outros centros nacionais e internacionais, usou dados oceânicos e atmosféricos para avaliar como será o período chuvoso nos próximos três meses.
Quadra chuvosa abaixo da média era esperada em janeiro
Na primeira previsão de 2014, a Funceme divulgou que havia 40% de chance da quadra chuvosa ficar abaixo da média. Conforme a avaliação anunciada em janeiro deste ano, a probabilidade de chover acima da média era de apenas 25%, contra 35% de permanecer dentro da média.
Fonte: DN