sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

BRASIL PEGA CROÁCIA EM SEU 1º JOGO NA "COPA DAS COPAS".

0
Brasil 247 - Seleção brasileira vai estrear na Copa do Mundo contra a Croácia, no dia 12 de junho de 2014, em São Paulo; Fifa abriu hoje show de definição dos jogos do Mundial de 2014 na Bahia; presidente Dilma Rousseff, ao lado do presidente da Fifa, Joseph Blatter, é entrevistada no palco; "a Copa no Brasil tem um significado especial", disse; "Esta será a Copa das Copas, para ninguém esquecer", completou; marcada para as vésperas da eleição presidencial, seus resultados esportivos e de organização terão reflexos sem dúvida no humor do brasileiro frente ao governo da presidente; no teste da Copa das Confederações, protestos quase impediram a realização de jogos; agora, obra acidentada no Itaquerão, em São Paulo, lança mais tensão sobre evento; gargalos em aeroportos e na mobilidade urbana preocupam; "aos olhos do mundo", como disse Dilma, Brasil vai se sair bem?; confira grupos.

Numa cerimônia com uma única gafe pronunciada, o minuto de silêncio em homenagem a Nelson Mandela que o presidente da Fifa, Joseph Blatter, interrompeu antes dos dez segundos de duração, o sorteio dos jogos da Copa do Mundo de 2014 transcorreu num clima de folclorismo e torcida verde-amarela. O Brasil jogará sua estréia contra a Croácia, no dia 12 de junho, em São Paulo. México e Camarões são a outras equipes do grupo A1. A presidente Dilma Rousseff foi entrevistada na abertura do show. "Esta será a Copa das Copas", disse. "Isso porque no Brasil, o futebol está em casa".
Nas primeiras projeções para a competição, que apontam para o favoritismo do Brasil para vencer do seu grupo, um primeiro confronto decisivo, nas oitavas de final, pode ocorrer contra as fortes seleções da Holanda e da Espanha. Uma partida em fase eliminatória.
"Um ou dois grupos ficaram bem diferentes, com o Brasil até numa situação melhor", avaliou o técnico Luis Felipe Scolari em entrevista à TV Globo. "A Croácia tem um futebol diferente, bonito, faz sua sexta Copa. Camarões já tem proezas na Copa do Mundo, em sua quinta participação. O México é tradicional". Para ele, "é sempre melhor estrear contra uma seleção europeia, há sempre um monte de coisas que eles têm de equilibrar, mas nós moramos aqui, trabalhamos aqui, para nós é melhor".
No campo da organização, os desafios são muitos para o País. O próprio estádio determinado para o jogo de abertura não está pronto – e com a área do acidente ocorrido na semana passada, com a morte de dois operários, ainda embargada. A previsão de entrega do Itaquerão, agora, é o mês de abril, com a Fifa admitindo não ter "um plano B" para o caso de atrasos.
Nos aeroportos, os gargalos atuais serão testados. As obras de mobilidade urbana estão em estágios diferentes, com a impressão generalizada de que não haverá grande diferenças sobre o quadro atual.
No plano popular, assim como abraçou com carinho a Copa das Confederações, o Brasil também registrou manifestações de protesto em diferentes capitais. Em Fortaleza, uma partida do Brasil correu o risco de não ser realizada em razão de um quebra-quebra ocorrido nos arredores do novo estádio.
Politicamente, os reflexos podem ser diretos na eleição presidencial. Não há como o governo da presidente Dilma Rousseff não ser julgado, para o bem e para o mal, pelo que ocorrer fora do campo, principalmente, mas também terá alguns louros pela vitória e deverá ser vaiado pela derrota. Não por menos a própria Dilma definiu o mega evento como "a Copa das Copas", onde muito mais que futebol estará em jogo.
Abaixo, os grupos da Copa do Mundo de 2014 e noticiário anterior do 247:
A sorte está lançada oficialmente para a Copa do Mundo de 2014 – sem dúvida o evento global mais importante sediado pelo Brasil em toda a sua história, cujos resultados esportivos e de organização terão reflexos decisivos nas eleições presidenciais marcadas para quatro meses depois, em outubro. Por todas estas, há muito mais em jogo no Mundial, que tem neste momento a definição dos seus jogos, no sorteio organizado pela Fifa, na Costa do Sauípe, na Bahia, do que a taça de melhor futebol do planeta.
Pelo Twitter, a presidente Dilma lembrou mais cedo aos jogadores que o Brasil estará sob "os olhos do mundo". Ela própria está presente ao sorteio. Dilma sabe que o sucesso da Copa terá peso forte no resultado da eleição presidencial. A avaliação sobre o seu governo será tanto mais positiva quanto mais certo for o que o Brasil apresentar. No entanto, em caso de problemas, suas popularidade dificilmente deixará de ser afetada. Em tudo, a Copa é decisiva para o destino do Brasil.
"Esta será a Copa das Copas, porque no Brasil, o futebol está em casa", iniciou Dilma. A presidente começou seu discurso sobre o Mundial faturando politicamente. Elogiou Pelé, "maior jogador de todos os tempos", e o técnico da seleção brasileira, a quem chamou de "grande Felipão". Em seguida, disse que tinha "todos os motivos" para estar animada com a competição, como torcedora. "Eu estou, como torcedora, muito animada com a nossa seleção. O Brasil, como disse o senhor Blatter, é a única seleção pentacampeã. Além disso, somos o único País que esteve em todos as Copas, nunca ficamos fora. E temos uma história de sucesso no futebol", declarou Dilma. "Sejam bem-vindos ao Brasil. Nós juntos faremos uma grande Copa do Mundo", convidou a presidente, concluindo sua fala. 
Para o presidente da Fifa, Joseph Blatter, a Copa no Brasil será "a maior de todos os tempos". "É uma grande festa da Fifa para todo o Brasil. Será uma grande Copa, a maior de todos os tempos. Aproveitem o futebol e aproveitem a vida", encantizou Blatter. O ex-jogador Ronaldo, que também participou da cerimônia, manifestou-se confiante no sucesso do evento. "Tenho certeza de que, com um trabalho de anos e milhares de pessoas, vamos entregar a melhor Copa do Mundo de todos os tempos." Os jogos da Copa serão disputados em 12 cidades: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Cuiabá, Belo Horizonte, Manaus, Fortaleza, Recife, Salvador e Natal.
Confira como ficaram definidos os oito grupos da Copa do Mundo.
GRUPO A
Brasil
Croácia
México
Camarões


GRUPO B
Espanha
Holanda
Chile
Austrália


GRUPO C
Colômbia
Grécia
Costa do Marfim
Japão


GRUPO D
Uruguai
Costa Rica
Inglaterra
Itália


GRUPO E
Suíça
Equador
França
Honduras


GRUPO F
Argentina
Bósnia
Irã
Nigéria


GRUPO G
Alemanha
Portugal
Gana
Estados Unidos


GRUPO H
Bélgica
Argélia
Rússia
Coreia do Sul



Fonte: Brasil 247.
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design