Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o governador do Ceará Elmano de Freitas (PT) anunciou, nesta segunda-feira, 24, a convocação de 426 novos policiais militares para o início do curso de formação na Academia Estadual da Segurança Pública (AESP).
O anúncio é parte do pacote de medidas de reforço às operações de segurança pública, que está sendo formatado pelo governo estadual ante a onda de violência registrada no Ceará.
De acordo com Elmano, a lista de convocação será publicada ainda nesta segunda-feira no Diário Oficial do Estado (DOE), em edição extra, e, posteriormente, publicada na página da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS).
"Isso é muito importante para nós continuarmos fortalecendo [...] Nesse momento, nós já começamos a colocar nas ruas 1.100 homens. Na última sexta-feira, já apresentamos na Igreja de Messejana. Nesta semana, novamente, nós vamos apresentar mais de 400 policiais e esses 426 são a mais", disse.
Além da convocação dos novos PMs, o governador informou que está determinando que a empresa responsável pela organização do concurso conclua a fase de avaliação dos exames médicos, para que o Estado possa convocar mais 400 candidatos.
Ainda segundo Elmano, 428 policiais civis deverão ser empossados nesta quarta-feira, 26. Na próxima segunda-feira, 1º, 80 novos peritos forenses também tomarão posse no cargo.
A live foi realizada no Palácio da Abolição com a presença do novo titular da SSPDS, Roberto Sá, e do comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Klênio Savyo.
"Estamos chamando quase 2.700 profissionais para fortalecer as forças de segurança no Estado do Ceará", pontuou Elmano. "Iremos até o fim no enfrentamento aos grupos criminosos."
Convocações de agentes de segurança pelo Estado
l 160 alunos PMs oficiais
l 1.185 soldados PMs em formação (85 sub judice)
l 426 PMs convocados nesta segunda, 24/6, para início de formação
l 428 policiais civis (posse prevista para dia 26/6)
l 83 peritos forenses (posse prevista para 1º/7)
l 400 PMs - convocação prevista para formação (citada pelo governador)
Total: 2.682 profissionais
Fonte: Casa Civil do Governo do Estado
Reuniões têm sido permanentes após onda de violência
O anúncio das medidas veio após o fim de semana de reuniões permanentes realizadas pelo governador com gestores da segurança pública do Estado, incluindo a área da administração penitenciária.
Na sexta-feira, 21, havia sido realizada a primeira reunião do Comitê Estratégico Integrado de Segurança Pública do Ceará (Cosei), também com a presença de representantes de órgãos do Judiciário e do Legislativo.
Os encontros foram para avaliar o cenário de violência no Estado após alta de homicídios registrada entre a noite de sexta e madrugada de sábado.
Na madrugada da última quinta-feira, 20, uma chacina foi registrada no município de Viçosa do Ceará, a 360,5 quilômetros de Fortaleza. Oito pessoas foram mortas por disparos de arma de fogo em uma praça localizada no Centro da cidade.
Já na noite da sexta-feira, 21, uma tentativa de chacina ocorreu em Fortaleza, em uma Areninha localizada no bairro Barroso. Um menino de 10 anos e uma mulher morreram.
Outras crianças e adolescentes foram atingidos pelos tiros e encaminhados ao Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF). Nesse domingo, o prefeito José Sarto (PDT) informou que três vítimas receberam alta e outras cinco seguem em acompanhamento na unidade hospitalar.
Entre a sexta e o sábado, foram registrados 18 homicídios em todo o Estado: oito na Capital, cinco na Região Metropolitana e cinco no Interior.
"Nós iremos até o fim no enfrentamento dos grupos criminosos no estado do Ceará e fortalecendo cada vez mais as nossas forças de segurança", finalizou o governador na transmissão.
Fonte: Jornal O Povo.