quinta-feira, 13 de junho de 2024

Erro do IBGE pode provocar disputa territorial entre Ceará e Pernambuco.

0

 

        Um equívoco nos trabalhos de recenseamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fez com que cerca de 700 pessoas oriundas de municípios cearenses passassem a pertencer ao Estado de Pernambuco. O assunto foi levado à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) pelo deputado estadual Marcos Sobreira (PDT).

 

        De acordo com o parlamentar, essas pessoas residem nos municípios de Salitre e Araripe, na Região do Cariri. Após o erro do IBGE, os cearenses passaram a compor o Estado vizinho, mais precisamente fazendo parte dos municípios de Ipubi e Araripina.

 

        Marcos Sobreira destacou que, embora tenham passado para o lado de Pernambuco, alguns serviços essenciais das localidades ainda continuam sendo custeados pelo Governo do Ceará. “Ano passado estivemos em uma dessas localidades para inaugurar um Cras que foi construído pelo Governo do Ceará. Hoje, após o erro do IBGE, serviços nas áreas da Saúde e da Educação continuam sendo arcados pelos Ceará”, afirmou.

 

Disputa territorial

 

        Ainda segundo Marcos Sobreira, os prejuízos vão para além da faixa territorial. Segundo depoimento do deputado, Salitre e de Araripe tiveram repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) diminuídos. Uma outra problemática apresentada por Sobreira foi a perda de uma faixa territorial utilizada para o cultivo de produtos agrícolas.

 

        “Nós perdemos uma grande faixa de produção de mandioca, que impulsiona a economia daquela região. Salitre teve uma perda de cerca de R$ 250 mil por mês. O recurso que beneficiava toda a população da Serra dos Nogueiras agora tem de ser recontado”.

 

Fonte: A Notícia do Ceará.

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design