Unidades especalizadas, como Vara de Delitos e Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), serão fortalecidas.
Com foco na diminuição dos índices de violência, o Ceará deve fortalecer unidades especializadas, como Vara de Delitos, Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), além de atuar de forma integrada com governadores do Nordeste.
As cinco medidas foram anunciadas pelo governador Elmano de Freitas (PT) após a primeira reunião do Comitê Estratégico de Segurança Integrada do Ceará (Coesi), na manhã desta sexta-feira, 21.
A reunião ocorreu no salão oval do Palácio da Abolição, localizado no bairro Meireles, em Fortaleza.
O Coesi tem como objetivo desenvolver ações coordenadas e sistêmicas de combate ao crime em todo território cearense.
Integram o Coesi o secretário da Segurança Pública, Roberto Sá, e os respectivos comandantes dos órgãos vinculados, além do secretário da Administração Penitenciária, o procurador-Geral do Estado, o presidente do Tribunal de Justiça (TJCE), o presidente da Assembleia Legislativa (Alece), o procurador-geral de Justiça do Estado, o superintendente da Polícia Federal no Ceará e o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Ceará (PRF).
Fonte: Jornal O Povo.