O Ceará voltou a ser campeão cearense. Após o empate por 1 a 1 no tempo normal, o Alvinegro de Porangabuçu venceu o rival tricolor nos pênaltis pelo placar de 3 a 2. O Vovô não conquistava o principal título do futebol local desde 2018.
Com a taça, o time chega aos 46 títulos em toda a história, empatando em conquistas gerais.
O jogo
Em primeiro tempo disputado e muito estudado, as duas equipes demoraram a oferecer perigo ao gol adversário. Apenas aos 15 minutos, com Saulo Mineiro, o Ceará chegou forte ao ataque.
O camisa 73, que foi surpresa entre os titulares de Vagner Mancini, ganhou no corpo do zagueiro Brítez, do Fortaleza, e chutou na trave, assustando João Ricardo. Porém, a resposta tricolor foi rápida.
Lucas Sasha recebeu livre, na grande área, mas Richard impediu que o volante abrisse o placar. Depois desses dois lances, o jogo voltou a ficar truncado, com muitas faltas, especialmente no meio de campo.
Só aos 40 minutos, em chute de longe, Zé Welison, chutou e levou perigo a meta alvinegra. Esse foi o último momento mais incisivo da etapa inicial.
Todavia, o segundo tempo reservou fortes emoções. Se os 45 minutos de começo foram sem muitas chances e estudado, as duas equipes voltaram diferentes.
Logo aos dois minutos, após grande jogada de Matheus Bahia, Saulo recebeu na entrada da área e chutou no ângulo, sem chances para João Ricardo.
9 minutos depois, a réplica tricolor. Após cobrança de escanteio feita por Marinho, Bruno Pacheco desviou no primeiro pau e Lucero empatou tudo na Arena Castelão.
Instantes após o empate do Fortaleza. um baque. Bruno Pacheco cometeu falta em Aylon, parando um contra-ataque do Vovô. Porém, o lateral-esquerdo já tinha cartão amarelo, e acabou sendo expulso.
O jogo, nesse cenário, ficou favorável ao Alvinegro de Porangabuçu, que com vantagem númerica, se soltou mais ao ataque. O Leão, no entanto, conseguia se segurar bem na defesa.
A final foi se encaminhando para a reta definitiva, sem nenhuma chance de mais perigo para cada lado.
Penalidades
Matheus Felipe perdeu o primeiro para o Ceará. Pikachu, para o Fortaleza, também desperdiçou. Castilho, pelo Ceará, também parou em João Ricardo.
Zé Welison abriu o placar nas penalidades. Recalde empatou. Moisés ampliou. Lourenço cobrou bem e fez.
Tinga bateu mal e isolou. Raí Ramos converteu. Machuca perdeu o último.
Fonte: Jornal O Povo.