terça-feira, 5 de março de 2024

Desistência de Valim por reeleição acirra base aliada em Caucaia por preferência de apoio do Governo.

0

 

    Vereadores de Caucaia e o secretário estadual Waldemir Catanho se tornaram opções no grupo governista.

 

        A desistência do prefeito Vitor Valim (PSB) de concorrer à reeleição em Caucaia embaralhou o grupo político de um jeito difícil de reordenar. O ministro Camilo Santana (PT), do qual o gestor municipal é discípulo, tem tido dificuldade em indicar um nome à sucessão na cidade, tendo em vista o desalinhamento de correligionários e a difícil conciliação com uma liderança de Fortaleza, a deputada federal Luizianne Lins (PT).

 

        Isso porque a petista quer voltar a ser prefeita da Capital, e rivaliza com o deputado Evandro Leitão, favorito de Camilo, o posto de candidata do PT nessa empreitada. A vaga de Caucaia, então, serviria para acomodar a ex-prefeita ou até mesmo um aliado direto, como o secretário da Articulação Política do Ceará, Waldemir Catanho (PT), a fim de abrir caminho com folga para o pupilo do ministro em Fortaleza. 

 

        Nos bastidores, contudo, Luizianne tem deixado claro que não pretende abrir mão de Fortaleza. O diálogo em prol de Catanho, então, ocorre com o governador Elmano de Freitas (PT) e Camilo, ainda sem encaminhamento claro. Valim chegou a reunir a sua base em Caucaia, na segunda-feira (4), para apresentar o secretário como candidato, mas ele sequer compareceu ao encontro justamente pela incerteza em torno de seu nome. 

 

        Na ocasião, os partidos no entorno do prefeito manifestaram a vontade de apoiar uma candidatura com a qual tivessem mais afinidade e que fosse nativa do município. De olho no protagonismo governista, o presidente da Câmara Municipal, Tanilo Menezes (MDB), e o líder de Valim na Casa, Vanderlan Alves (União), colocaram-se como opções. 

 

        Segundo Alves, a comunidade de Valim aguarda um posicionamento do Governo Elmano sobre candidaturas até a segunda-feira (11). Caso isso não ocorra, o prefeito deve liberar a base para construir entendimento sobre o nome mais apropriado para a disputa.

 

        O vereador lembra que recebeu cerca de 30 mil votos nas eleições de 2022 somente em Caucaia, o que lhe gabaritaria na peleja municipal. Não à toa, ele se tornou 1º suplente do União Brasil na Câmara dos Deputados. Apesar disso, não deve seguir no partido, e estuda migração para o MDB, o Republicanos ou o PSB na janela partidária, alinhando-se em definitivo ao Governo. 

 

        Por outro lado, caso o grupo entenda que Tanilo é a figura mais adequada para a disputa, Vanderlan afirma ao Diário do Nordeste que pode recuar da intenção de ser candidato e indicar a esposa Luzilene Ferreira (Nega do Vanderlan) como vice na chapa. Atualmente, ela é secretária-adjunta do Desenvolvimento Social de Caucaia. 

 

Fonte: Jornal Diário do Nordeste.

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design