A Secretaria da Educação de Sobral realizou, entre os dias 11 a 13 de dezembro, o VI Seminário da Educação Inclusiva, que este ano teve como tema “15 anos da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva: a trajetória e os desafios dos dias atuais”. A programação contou com palestras, oficinas e homenagens a estudantes e cuidadores.
“Essas seis edições do Seminário nos trazem muitas reflexões. A ideia, de fato, desse encontro, é fazer um reconhecimento do trabalho que é feito pelos profissionais que estão nas escolas, mas também de praticarmos a inclusão das nossas crianças e adolescentes. A Escola precisa ensinar e aprender. É importante perceber que as nossas crianças aprendem e podem aprender. Nenhum a menos!”, reforçou Amaury Gomes, diretor-presidente da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege) na mesa de abertura.
A palestra magna ocorreu no Auditório do Serviço Social da Indústria (SESI), na segunda-feira (11/12), e foi ministrada pela professora da Universidade Estadual do Ceará, Geandra Santos.
Na tarde da terça-feira (12/12), ocorreu a solenidade de entrega dos certificados de honra ao mérito aos cuidadores e estudantes que contribuem para o fortalecimento da educação inclusiva em Sobral. Foram homenageados 24 alunos e 30 auxiliares de serviços educacionais.
A coordenadora do Ensino Fundamental I da SME, Edna Lima, destacou que esse processo de inclusão é importante e que é preciso que todos estejam juntos. "A educação precisa ser feita a muitas mãos. Mãos fazendo coisas diferentes, mas todas em prol do desenvolvimento das nossas crianças e dos nossos adolescentes. Eu acho que o trabalho da Secretaria e das escolas, para além do cumprimento dessas leis, é a garantia dos direitos. Precisamos cada vez mais nos exercitar na inclusão”, disse Edna.
No último dia do evento, a tarde da quarta-feira (13/12) ficou reservada para a realização de quatro oficinas direcionadas aos profissionais e demais interessados na temática. O objetivo do VI Seminário é a promoção de momentos de reflexão e diálogo acerca da inclusão das pessoas com deficiência, bem como apresentar propostas e perspectivas para a realização da educação inclusiva que gerem mudanças arquitetônicas e atitudinais.
Fonte: Prefeitura de Sobral.