Embora não tenham citado nomes, as falas claramente têm endereço dado o contexto da crise interna no PDT cearense e da relação tumultuada com o grupo que hoje está à frente do governo do Estado.
O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), realizou a entrega de uma Escola de Tempo Integral, nesta quarta-feira, 1°, que contou com a presença de aliados, dentre os quais o ex-prefeito Roberto Cláudio, vereadores da Capital e deputados estaduais. No evento, parte dos políticos deixou recados, sem citar nomes, mas que claramente têm endereço, dado o contexto da crise interna no PDT cearense e da relação tumultuada com o grupo que hoje está à frente do governo do Estado.
Roberto Cláudio foi um dos primeiros a levantar a pauta política. A ala de Sarto, RC e do deputado André Figueiredo disputa o controle do PDT no Ceará com o grupo do senador Cid Gomes.
Ao falar sobre a escola Reitor Roberto Cláudio Frota Bezerra, que leva o nome do seu pai, RC agradeceu ao prefeito e destacou a trajetória pública de Sarto, que deverá disputar a reeleição pelo PDT em um ano.
“Falo na condição de amigo, apoiador e militante político. Muita gente anda cansada da política e confunde a política com uma luta de vale-tudo pelo poder. Quando se torna uma luta de vale-tudo, as emoções, os propósitos e as paixões são engolidos pelo sistema e por esse tal de vale-tudo. Lhe ver hoje, depois de ser vereador, deputado, presidente da Assembleia, inaugurando obras é motivo para continuar acreditando na política”, declarou.
E seguiu: “Fortaleza, o Ceará e a nossa política precisa do seu trabalho e da sua dignidade, de alguém que com tantos anos está dando lição de que a política não é ganhar, não é puxar cadeira, derrubar mesa para ter uma vitória. É servir ao povo”, concluiu.
Sarto discursou em tom de alerta, reforçando que “há 12 anos” o cenário da educação era outro. Embora não tenha citado nomes, o corte temporal faz referência à época em que o PT, na gestão Luizianne Lins, governava a Capital. “A educação de Fortaleza não tinha nenhuma escola em tempo integral como essa. Antigamente, há 12 anos, a professora Ana não poderia ser a diretora da escola porque vinha vereador com bilhete e mandava botar o diretor. Hoje é escolhido pela comunidade escolar”, disse.
O prefeito então direcionou a fala aos mais jovens. “Estou vendo aqui que essa turma não tem nem 12 anos, por isso estou dizendo. Vão pesquisar na história recente de Fortaleza, que não tinha isso. Isso que vocês estão vivendo hoje, acontece porque tem muito trabalho, dedicação e vocação. É só olhar a história para trás. Essa escola é de padrão internacional. Cuidem dela. Essa escola funciona desde março, mas só tive tempo de vir inaugurar agora. Não é como outra turma aí que tem obra parada. Nós não temos nenhuma (obra parada)”, alfineta o gestor.
Na sequência, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Gardel Rolim (PDT), usou a palavra para citar o trabalho em torno da educação e reforçar que está ao lado de Sarto e RC na crise interna pedetista. “A educação já foi tratada como algo em segundo plano. A escola era vista apenas como um ponto de captação de votos e nós mudamos essa realidade. Foi esse time que mudou, na gestão do prefeito Roberto, continuada por Sarto, que trouxe a educação para a mesa como prioridade”, argumentou.
Em claro recado político, Gardel disse estar do “lado certo” no atual cenário. “É por isso que tenho convicção de que estou do lado certo, do lado do Sarto, do RC, do Élcio, nesse projeto. E não vai parar esse projeto, vai continuar. Nem que tenhamos que enfrentar os donos do poder e aqueles que querem ver esse projeto morrer. Não vamos deixar”, disparou. Também discursaram no evento o deputado Queiroz Filho (PDT) e o vice-prefeito Élcio Batista (PSDB).
Fonte: Jornal Diário do Nordeste.