A Justiça Federal registra uma verdadeira avalanche de processos contra o INSS no Ceará. Quando os segurados e beneficiários cansam da burocracia do INSS, o caminho mais curto para garantir auxílios e aposentadoras é a Justiça. A cada mês, são, pelo menos, 11.200 novas ações da área previdenciária que chegam às 16 Varas Federais na Grande Fortaleza e no Interior do Estado, o que totaliza, nesse momento, 185.000 processos com pedidos de auxílios, aposentadorias e BPC.
Entre a entrada e a finalização do processo, o julgamento final da ação fica entre 157 dias e 357 dias. Ou seja, com menos de seis meses, as ações de cunho social podem ser encerradas com ganho de causa pelos segurados e beneficiários em menos de seis meses. Na tramitação mais demorada, a ação pode ser concluída em 11 meses.
O diagnóstico sobre as ações da previdência social está na entrevista da Diretora do Foro da Justiça no Ceará, juíza Gisele Chaves Sampaio Alcântara, ao Jornal Alerta Geral. A entrevista revela um retrato completo sobre a crescente demanda das ações judiciais na área previdenciária.
REDE DE JORNALISMO, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO
O Jornal Alerta Geral, que começa às 7 horas da manhã, é gerado pela FM 104.3 – Grande Fortaleza, tem transmissão pelas redes sociais do @cearaagora e por mais de 20 emissoras de rádio do Interior do Estado.
Aos sábados, os ouvintes e internautas são contemplados com o Jornal Alerta Geral ‘Caminhos da Aposentadoria’, com orientação e esclarecimento sobre os benefícios pagos pelo INSS.
Fonte: Ceará Agora.