Toda essa articulação ocorre após a destituição do senador Cid Gomes do comando interino da legenda, na última segunda-feira (2) pelo deputado federal André Figueiredo, que está no comando nacional do partido.
Licenciado do cargo desde julho após acordo firmado com Cid, o dirigente pedetista revogou a licença sem aviso prévio, pegando cidistas e o próprio senador de surpresa. Com isso, ele voltou a acumular a função de presidente do PDT Ceará e Nacional.
Audiência de Instrução – Está marcada para esta quarta-feira (4), às 9h, a audiência de instrução da ação na Justiça Eleitoral onde o deputado Evandro Leitão tenta justificar seu pedido de desfiliação do PDT.
Na ação, Evandro tenta validar carta de anuência que recebeu do diretório estadual do PDT Ceará em agosto. O PDT Nacional, no entanto, classifica o documento como “imprestável” juridicamente.
Deverão prestar depoimento, em defesa da carta de anuência, os deputados Romeu Aldigueri (PDT), líder do governo Elmano de Freitas (PT) na Assembleia Legislativa, e Guilherme Landim (PDT), líder da bancada do partido na Casa. Já pelo lado do PDT nacional, devem depor nomes do diretório como Eroídes Aparecida Lessa (secretária-geral do PDT-DF), Ian Rodrigues Dias e Marcos Ribeiro de Ribeiro (assessores jurídicos da liderança do PDT na Câmara dos Deputados).
A audiência de instrução será realizada por videoconferência e comandada pelo juiz Francisco Érico Carvalho Silveira, do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará.
Fonte: Ceará Agora.