A Executiva Nacional do PDT decidiu nesta sexta-feira, 27, abrir um processo de intervenção no comando do partido no Ceará. Com isso, o senador Cid Gomes deverá ser destituído do comando da sigla e o deputado federal André Figueiredo assumirá.
Com isso, Cid é afastado da presidência estadual do PDT. De acordo com André, a medida tem valor liminar e será nomeado um interventor ainda a definir. Parlamentares aliados vão analisar possíveis recursos e até judicialização, pois acreditam que a decisão de intervenção é frágil.
Ao término da reunião, Cid gritou, “Vou sair como entrei, pela porta da frente". O parlamentar, segundo apuração do O POVO, confidenciou a senadores que poderia deixar o partido após a reunião de hoje.
De todos os membros da executiva, apenas o próprio Cid votou contrário à intervenção e um se absteve. O senador diz que foi surpreendido com a decisão de intervenção do PDT Nacional no diretório estadual e questionou o fato de a decisão ter sido tomada sem a abertura prévia de um processo.
“Não se aprova uma intervenção sem a abertura prévia de um processo, sem dizer do que a pessoa está sendo acusada para que possa exercer seu direito de ampla defesa e por último ter uma deliberação do Conselho de Ética, depois da Executiva e depois do Diretório. Mas eles já aprovaram a intervenção sem cumprir nenhuma dessas etapas. Não sei sequer a razão dessa intervenção”, afirmou o senador.
Já André afirmou que as vezes é ruim e dói, mas é necessário ter esse tipo de discussão para poder crescer como partido.
Discussão entre Ciro e Cid
A reunião foi marcada por momentos bastante acalorados e muito bate-boca, inclusive com "lavagem de roupa suja" entre os irmãos Ciro e Cid Gomes. Os dois chegaram a se levantar de suas cadeiras e discutiram aos gritos.
O embate se estendeu para os aliados dos dois grupos, com ataques diretos de Ciro a parlamentares do grupo de Cid. Com os mandatários, a discussão aumentou e quase chegou às vias de fato.
Ao portal "O Globo", Ciro disse que a reunião foi muito ruim e o clima com seu irmão "é o pior possível".
Fonte: Jornal O Povo.