Ceará é referência em aprovações de um dos vestibulares mais difíceis do país. Entre 2012 a 2022, estudantes da capital cearense ocuparam 543 das 1.478 vagas disponíveis.
O Ceará deu mais um passo no projeto para receber uma unidade do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O ministro da Defesa, José Múcio, anunciou nesta terça-feira (3) que o projeto tem sinal verde para ser instalado na capital cearense.
O anúncio foi feito na sede do ITA, em São José dos Campos, em São Paulo. Além de José Múcio, estavam presentes o ministro da Educação, Camilo Santana; e o governador do Ceará, Elmano de Freitas.
O instituto tem um dos vestibulares mais tradicionais e mais difíceis do país, e Fortaleza é a cidade que mais aprova estudantes na escola (confira os dados abaixo).
"Esse é mais um passo importante para o ITA que é um orgulho de todos nós brasileiros, um dos cursos mais conceituados do mundo pela sua excelência, não só da graduação, mas da pós-graduação, da pesquisa, da inovação que o país tem", comemorou Camilo Santana.
"Motivo de muito orgulho e tenho certeza que o passo que vem sendo aqui dado de apresentação do estudo realizado, isso demonstra pra nós que teremos um futuro brilhante para o nosso país, a nossa região", acrescentou Elmano de Freitas.
A extensão do Instituto Tecnológico de Aeronáutica em Fortaleza deve funcionar na Base Aérea, ainda sem data definida.
De 2012 a 2022, os estudantes de Fortaleza ocuparam 36,7% das vagas do instituto Das 1.478 vagas disponibilizadas no vestibular nesse período, 543 foram de estudantes que se matricularam na capital cearense.
Em reportagem publicada em 2022, o g1 conversou com ex-alunos e representante de escolas particulares cearenses para entender os motivos dos altos níveis de aprovação do Ceará nos vestibulares mais difíceis do país. Entre os pontos citados, estão:
l tradição de preparo diferenciado de candidatos;
l modelo pedagógico das escolas, com turmas específicas para quem tenta ITA e IME;
l oferta de bolsas de estudo para alunos que se destacam;
'olheiros' nas escolas que buscam os melhores alunos do estado.
Fonte: G1 Ceará.