Mais um capítulo da disputa pelo comando regional do PDT: a juíza Maria de Fátima Bezerra Facundo, da 28ª Vara Cível de Fortaleza, reformulou, nessa quarta-feira, a decisão que barrava a eleição do senador Cid Gomes para presidente regional do partido.
Com a medida, Cid Gomes é, oficialmente, presidente do PDT no Ceará, tirando, assim, o partido do controle do deputado federal André Figueiredo, que segue a orientação do ex-presidenciável Ciro Gomes. Coube ao próprio Cid contestar a decisão da juíza Maria de Fátima Facundo que o impedira de assumir o comando do PDT.
A magistrada atendeu a um recurso do deputado federal André Figueiredo que argumentava que a reunião dos 49 membros do Diretório Estadual, realizada na última segunda-feira, descumpriu o estatuto partidário. O senador se contrapôs, entrou com o recurso e reverteu a decisão inicial da juíza, que, agora, deu ganho de causa ao grupo de dissidentes.
Segundo a magistrada, a ausência de um documento – no caso o estatuto do partido, a levou a proferir a decisão em análise preliminar, em descordo com os ditames partidários vigentes.
Simultâneo ao desdobramento jurídico da briga pela direção regional do PDT, os dirigentes nacionais irão se reunir, no dia 27, em Brasília, para definir quais medidas serão adotadas em relação ao partido no Ceará.
Fonte: Ceará Agora.