Nascido em Juazeiro do Norte, o desembargador Teodoro Silva Santos foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ser ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Ele tem 65 anos, é desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará e havia recebido 17 votos dos atuais integrantes da Corte. O desembargador José Afrânio Villela, de Minas Gerais, foi o outro escolhido pelo presidente.
Havia uma mobilização das classes jurídica e política do Ceará para que Lula escolhesse o desembargador juazeirense. O tema foi antecipado por Donizete Arruda, na Coluna Rebate que ele escreve nas edições semanais do Jornal do Cariri.
Conforme Donizete, antes de decidir, o presidente Lula “se reuniu esta semana com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e outros dois senadores: o presidente da CCJ, Davi Alcolumbre, e o líder do Governo no Senado, Jacques Wagner.
Prossegue Donizete: “Pacheco defendeu a indicação do desembargador mineiro Afrânio Villela. Já Wagner e Alcolumbre declararam apoio a Teodoro Silva Santos”. O ministro da Educação, Camilo Santana, e o governador do Ceará, Elmano de Freitas, também se engajaram para que o presidente indicasse o caririense.
Fonte: Jornal do Cariri.