Os deputados estaduais caririenses Fernando Santana (PT) e Guilherme Landim (PDT) estarão à frente da comissão parlamentar de inquérito (CPI) aberta nesta quinta-feira (10), para investigar a Enel, companhia responsável pelo fornecimento de energia no Estado. “Temos elementos técnicos, jurídicos, segurança e isenção para abrirmos uma comissão, que vai, agora sim, com poder de investigar a empresa Enel aqui no Ceará”, analisa Fernando.
Ele promete reunir provas para que a companhia altere “o formato de trabalho” ou “se mude” do Ceará. Fernando Santana presidirá os trabalhos, enquanto Guilherme Landim será o relator. Os parlamentares ressaltam algumas medidas que tomaram desde quando iniciaram a apurar denúncias de má prestação de serviços. A abertura de uma CPI foi a primeira delas.
Segundo Guilherme Landim, a comissão permite maior poder de investigação aos deputados. Outras duas solicitações foram feitas. Uma ao Ministério Público e ao Judiciário estaduais para que possam “ser mais enfáticos contra a Enel”.
A outra foi feita à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para declarar o rompimento do contrato entre o Estado do Ceará e a companhia elétrica. Conforme Landim, a quebra de vínculo seria tomada após descumprimento de cláusulas contratuais.
Fonte: Jornal do Cariri.