Anunciado como um dos investimentos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Ramal do Salgado vai beneficiar 4,7 milhões de pessoas em 54 cidades cearenses. A obra terá uma infraestrutura total de 34,3 quilômetros de extensão e será responsável pelo transporte de água do São Francisco desde o Ramal do Apodi, na Paraíba, até o leito do Rio Salgado, ampliando a capacidade de entrega de água para o Ceará e reduzindo em 150km a viagem das águas até o Castanhão.
Com investimento global de mais de R$ 600 milhões, a obra vai contar com uma estrutura de controle, 13 segmentos de canal, três aquedutos, um sifão, oito rápidos e um túnel. Segundo o secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, a obra do Ramal do Salgado vai fazer com que milhões de cearenses tenham acesso à água do Projeto São Francisco por meio do Eixo Norte.
“Esses 34km de obra vão transportar por gravidade água desde a Paraíba até o Ceará o que vai ser fundamental para a segurança hídrica de alguns municípios”.
Em Brasília, o governador Elmano de Freitas se reuniu, nessa terça-feira (15), com o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para tratar da “agilidade” das obras do Novo PAC, anunciado na última semana pelo governo federal.
“O Ramal do Salgado é considerado uma das obras mais importantes para a continuidade do gerenciamento hídrico do Estado e visa garantir a distribuição da água do Projeto São Francisco a famílias cearenses. Quero agradecer [ao ministro] pelo trabalho, pela discussão de intervenções muito importantes para o Ceará, especialmente na segurança hídrica. Estamos discutindo como vamos fazer para iniciar as obras do Ramal do Salgado, obra muito importante da Transposição [do São Francisco] sobretudo para o Ceará, assim como outras obras anunciadas no Novo PAC”, reforçou o governador Elmano.
As águas do Ramal do Salgado vão ajudar no abastecimento das cidades cearenses de Acarape, Aquiraz, Aracati, Araçoiaba, Aratuba, Baixio, Barreira, Baturité, Beberibe, Capistrano, Cascavel, Caucaia, Cedro, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Fortim, Granjeiro, Guaiúba, Guaramiranga, Horizonte, Ibaretama, Ibicuitinga, Jaguaribe, Icó, Ipaumirim, Itaiçaba, Itaitinga, Itapiúna, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Morada Nova, Mulungu, Ocara, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Palhano, Palmácia, Pereiro, Pindoretama, Quixeré, Redenção, Russas, São Gonçalo do Amarante, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte, Umari e Várzea Alegre.
Fonte: Ceará Agora.